
A pílula do dia seguinte é uma opção segura para evitar uma gravidez indesejada, mas é preciso ter cautela com seu uso.
A pílula do dia seguinte não é um anticoncepcional, e não deve ser um substituto para opções tradicionais de contracepção, nem usada com frequência.
Mas ao contrário do que algumas pessoas pensam, o uso da pílula do dia seguinte pode ser feito tranquilamente quando necessário, pois não afeta a fertilidade futura da mulher.
Existem duas versões diferentes da pílula do dia seguinte, aquelas feitas a partir de uma progestina conhecida como levonorgestrel que estão disponíveis sem receita e outro tipo, feita com acetato de ulipristal (uma antiprogestina), está disponível mediante receita médica apenas nos Estados Unidos.
Para Que Serve A Pílula Do Dia Seguinte
A pílula do dia seguinte é uma opção emergencial para mulheres que praticaram sexo desprotegido e não desejam engravidar.
Ela possui até 20 vezes mais hormônios do que as pílulas anticoncepcionais, por isso não deve ser feita de ritual cotidiano para prevenir gravidez.
Como Funciona A Pílula Do Dia Seguinte
Por meio dos hormônios sintéticos presentes na pílula do dia seguinte (progesterona e estrogênio), dificulta-se a fecundação do óvulo, ao alterar o PH do útero ou tornar o muco cervical mais espesso.
Assim, seu objetivo é dificultar que o espermatozoide se instale no ovário da mulher e que dê início a uma gestação.
Pílula Do Dia Seguinte É Uma Garantia Contra uma Gravidez Indesejada
Não, lembre-se de que a pílula do dia seguinte não é um abortivo, isso significa que não impede a gravidez se você já tiver ovulado e tiver ocorrido uma fertilização.
É difícil estimar a taxa de sucesso da pílulas anticoncepcionais de emergência de uma dose, mas pesquisas sugerem que elas impedem a gravidez em cerca de 50 a 100% das vezes mais precisamente 7,8 a cada 10 casos.
Há muitas razões pelas quais a pílula anticoncepcional de emergência pode falhar.
Portanto, para ter melhores chances de sucesso, use o anticoncepcional de emergência o mais rápido possível após fazer sexo sem proteção.
As Pílulas Do Dia Seguinte Mais Comuns Encontradas facilmente em Farmácias
· DiaD
· Pilem
· Evanor
· Pozato Uni
· Postinor
· Previdez
· Microvlar
· Neodia
A Forma Correta De Tomar A Pílula Do Dia Seguinte
Após a relação sexual desprotegida, a recomendação padrão é a de que se tome a pílula o mais rápido possível.
E isso porque sua eficácia reduz com o passar do tempo.
Dessa forma, tem mais chance de surtir efeito em seu corpo se você tomar até 72 horas depois do ato sexual.
Já para as pílulas de duas doses, é necessário que você tome o primeiro comprimido logo após o coito e o outro 12 horas depois.
Qual A Diferença Entre A Pílula Do Dia Seguinte De Uma e De Duas Doses
Em termos de eficácia, não há diferença entre a pílula de uma ou de duas doses.
Entretanto, muitas mulheres optam pela dose única, uma vez que torna menos difícil esquecer de tomá-la.
Conheça Alguns Dos Possíveis Efeitos Colaterais Da Pílula Do Dia Seguinte

-019078d5.png)
Embora varie de mulher para mulher, alguns efeitos colaterais são sentidos com mais regularidade.
São eles:
· Dor de cabeça
· Menstruação irregular
· Vômitos e náuseas
· Vertigem
· Cansaço
· Diarreia
· Sensibilidade nos seios
· Dor abdominal
· Sangramento fora do período menstrual
Contraindicação No Uso Da Pílula Do Dia Seguinte
Em geral, a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência seguro para todas as mulheres.
Entretanto, seu uso é desaconselhável para quem tenha alergia a algum componente da pílula (cheque a bula) ou para mulheres que estejam amamentando.
Além disso, mulheres com problemas cardiovasculares, obesidade mórbida e com pressão alta também devem ter cautela e conversar com seu médico antes do uso.
Pílula Do Dia Seguinte E ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis)
A pílula do dia seguinte não é eficaz contra ISTs, somente dispositivos de barreira, como preservativos internos ou externos, luvas ou barreiras dentárias oferecerão proteção contra infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
Isso significa que tomar uma pílula anticoncepcional de emergência depois de fazer sexo desprotegido não oferece ajuda contra as ISTs.
As 7 dúvidas mais frequentes entre as mulheres sobre a pílula do dia seguinte
1. A Pílula Do Dia Seguinte Pode Ser Usada Como Forma Tradicional De Contraceptivo?
Não, a pílula anticoncepcional de emergência conhecida como a pílula do dia seguinte, não foi projetada para ser usada como um substituto da contracepção regular.
Em parte, não há muita informação sobre o assunto, mas a pesquisa sobre a pílula somente por prescrição, por exemplo, é surpreendentemente limitada em termos de uso superior a três vezes durante o período de um ano.
Para as pessoas que se veem usando repetidamente pílulas a pílula do dia seguinte é recomenda considerar outras opções contraceptivas.
A ACOG não recomenda o uso de pílulas do dia seguinte como uma opção contraceptiva de longo prazo, porque de forma geral uma pessoa estaria se expondo a níveis repetidos de hormônios mais altos do que normalmente receberia usando um contraceptivo hormonal combinado regular ou o contraceptivo somente de progestina.
Além disso, o uso frequente também poderia levar a crises mais frequentes de efeitos colaterais e distúrbios menstruais, por exemplo.
2. A Pílula Do Dia Seguinte Pode Ser Usada Mais De Uma Vez Durante Um Único Ciclo Menstrual?
Sim, a pílula do dia seguinte à base de progestina pode ser usada por mais de uma vez em um único ciclo menstrual, mas se a pílula anticoncepcional de emergência ou pílula do dia seguinte estiver sendo usada repetidamente, especialmente durante o mesmo ciclo, é aconselhável usar uma forma diferente de contracepção que seja mais confiável.
3. Tomar Pílula Do Dia Seguinte Atrapalha Meu Ciclo?
Lembre-se, quando você toma uma pílula anticoncepcional de emergência, a ovulação será adiada por alguns dias ou impedida.
Por esse motivo, seu ciclo atual pode ser afetado e pode ter alguns dias a menos ou a mais, 1 em cada 6 pessoas que tomam a pílula anticoncepcional de emergência pode sofrer sangramento ou manchas não relacionadas à menstruação dentro de uma semana após ter a pílula.
Padrões de sangramento irregular são comuns entre as pessoas que tomam a pílula do dia seguinte.
Se a sua menstruação estiver atrasada mais de uma semana, é recomendável fazer um teste de gravidez.
Lembre-se, a pílula do dia seguinte não é uma garantia contra a gravidez.
4. Quanto Custa A Pílula Do Dia Seguinte?
O valor das pílulas emergenciais varia de R$ 3,00 a R$ 30,00, dependendo da região, do laboratório, se é genérico, similar ou de referência; e se a dose é única ou não.
Além disso, ela também pode ser retirada de forma gratuita, sem necessidade de consulta ou receita médica em qualquer unidade básica de saúde (UBS).
A pílula do dia seguinte pode ser comprada em qualquer farmácia ou drogaria e não é necessário ter receita médica e desde 2012 ela pode ser retirada em qualquer UBS, sem necessidade de uma consulta ou receita médica.
5. A Pílula Do Dia Seguinte É Abortiva?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre as possíveis propriedades abortivas da pílula do dia seguinte.
Porém, a pílula não é abortiva, pois ela age antes que ocorra a fecundação do óvulo.
Ou seja, antes da formação de um embrião.
Dessa forma, parte da comunidade médica alega que ela não provoca aborto, pois se o espermatozoide já tiver fecundado o óvulo ela não terá efeito.
6. Caso A Pílula Do Dia Seguinte Falhe, Há Risco Para O Feto?
A pílula do dia seguinte não traz quaisquer complicações ao feto. Assim, caso ela não tenha surtido efeito, e sua gravidez tenha ocorrido, não se preocupe. Não haverá malformação ou outros problemas ocasionados pelo o uso da pílula.
7. A Pílula Do Dia Seguinte Pode Causar Gravidez Ectópica?
A gravidez ectópica é um distúrbio grave que consiste na formação do embrião fora do útero.
Embora toda mulher possa vir a desenvolvê-la, alguns fatores contribuem para sua ocorrência.
São eles:
· Ter realizado cirurgia ou apresentar uma deformidade na estrutura das tubas uterinas;
· Ter doenças inflamatórias pélvicas e endometriose;
· Ser fumante;
· Usar DIU inadequadamente.
Porém, embora ainda não tenha sido comprovado cientificamente, algumas mulheres relatam a ocorrência de gravidez ectópica por meio do uso de pílulas do dia seguinte.
Isso pode ocorrer porque a pílula promove a descamação do endométrio.
E assim, o embrião, tendo sua fecundação impedida nesse órgão, encontra outro local para se alojar, geralmente na tuba uterina.
Para saber mais sobre gravidez Ectópica leia o nosso artigo: clicando aqui!
Nós agradecemos a visita, caso tenha ficado alguma dúvida envie uma mensagem para nós, ficaremos felizes em ajudar.
Grande Abraço e Até a Próxima!