Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Uma gravidez não planejada pode ser um basta susto para alguns papais, imagina quando descobrem que é gemelar?

A ideia de ter dois bebês ao mesmo tempo sempre pode causar preocupação pelos cuidados adicionais e gastos que terão com dois filhos de uma só vez.

Enquanto para alguns é um choque literalmente, outros até sonham e desejam ter uma gravidez gemelar, fantasiando que as crianças podem crescer juntas, ser companheiros ou vestir-se igual.


Mas antes de chegar essa fase de curtir os dois bebezinhos juntinhos, é necessário passar pela gravidez e pelo parto.

A gravidez de gêmeos pode ser bi vitelina, o que acontece quando dois óvulos são fecundados e os bebês gerados em placentas diferentes, ou univitelina, o que ocorre com um óvulo e um único espermatozoide que se divide após a fecundação, gerando dois bebês idênticos.


A formação e divisão na gravidez de gêmeos univitelinos ainda é uma grande dúvida para a medicina, pois não se sabe o real motivo disso ocorrer. 

Somente pode afirmar que não se trata de um fator genético.

Nos tempos antigos era muito raro encontrar gêmeos e os que nasciam eram de famílias que já tinham outros pares de gêmeos anteriormente.


A grande procura de fertilização in vitro, onde é utilizado mais que um embrião para aumentar as chances no procedimento, tem contribuído para o crescimento da incidência de irmãos gêmeos.

A gravidez gemelar costuma apresentar os mesmos sintomas de um só embrião. 

Algumas observações iniciais podem trazer suspeita de uma gravidez de gêmeos.


O ganho de peso é um dos sinais típicos de uma gestação gemelar, pois a mulher ganha muito mais peso do que uma gravidez de feto único.

As medidas das barrigas gemelar costumam ser maiores e a partir da 12ª semana de gestação já é possível notar uma pequena saliência.

 As dores abdominais são mais intensas devido ao aumento excessivo uterino.


Como Descobrir A Gravidez Gemelar

É através do exame de beta HCG que podemos analisar a quantidade do hormônio de uma mulher gravida, quando esses hormônios estão muito elevados para aquela idade gestacional, é possível identificar uma gravidez gemelar.


Mas só existe uma única forma segura de se afirmar a gestação de gêmeos: através de uma ultrassonografia sendo realizada após a 8a semana.

Se o exame for feito precocemente, nem sempre é possível visualizar os dois sacos gestacionais ou dois embriões, sendo apenas descoberto em exames de ultrassonografia futuros.


Toda Gravidez Gemelar É Considerada De Alto Risco?

Quais Os Cuidados Que Devemos Ter Durante Uma Gravidez Gemelar.

A gravidez de gêmeos é considerada de alto risco devido aos grandes cuidados que se deve ter durante esse período.

Controle de pressão arterial, do peso que aumenta de forma acelerada, da glicemia e das dores recorrentes são os grandes desafios do corpo, inclusive devido ao peso da barriga.


Outro fator bem comum na gravidez gemelar é o aumento da circulação sanguínea, que tende ser bem maior que em uma gravidez única pelo fato de o sangue ser obrigado a irrigar e sustentar dois fetos.

Nos casos bivitelinos com duas placentas diferentes pode afetar diretamente a pressão arterial da mulher que, por isso, deve ser controlada de forma rigorosa.


A alimentação que deve ser mais saudável durante a gravidez necessita de ainda mais cuidados na gravidez de gêmeos.

A ingestão de líquidos e mais nutrientes, principalmente os que contém fibra, são de extrema importância para o desenvolvimento dos fetos e para evitar o incômodo das câimbras tão comuns.

É Possível Ter Um Parto Normal Em Uma Gravidez Gemelar?

Uma das maiores preocupações dos pais é em relação ao dia do parto, pois normalmente a gravidez de gêmeos não consegue completar as 40 semanas.

Por isso, é considerado um tempo bom quando o nascimento ocorre a partir das 35º semana.

Porém, com muito repouso e cuidados é possível chegar a completar os 9 meses e os bebês nascerem no seu tempo, sem necessidade de intercorrência médica.


O parto normal também é possível no caso de gravidez de gêmeos, mesmo que a grande maioria dos casos ocorra através de parto cesárea.

Se os bebês estiverem em posição correta e a mãe não apresentar nenhum problema como pré-eclâmpsia ou diabetes gestacional pode ocorrer normalmente.



Os 9 Mitos E Verdades Sobre A Gestação Gemelar

Vamos falar das principais dúvidas que as mamães e os papais têm sobre a gestação gemelar e dizer se é um mito ou se realmente é verdade o que se escuta por aí.

1.  As chances de uma mulher engravidar de gêmeos são maiores quando há casos na família!

Verdade!

E isso vale especialmente para os parentes diretos da mãe, isto é, irmãos, tios, avós e irmãos dos avós.

“Na teoria, o lado do pai não tem relação, mas na prática vemos que há certa influência.

 De qualquer forma, ficamos mais atentos quando existe alguma sinalização de histórico familiar”, afirma os médicos.

2.  Os incômodos da gravidez como enjoos, inchaço, e até as complicações como diabetes e hipertensão, são maiores e mais comuns entre as mulheres que estão esperando gêmeos.

Verdade!

É importante lembrar que a gestação gemelar exige mais atenção. Segundo o obstetra, há mais chance de a mulher ter doença hipertensiva, diabetes gestacional e outros problemas como a ruptura prematura de uma das bolsas.


Os sintomas também serão mais acentuados, pois o corpo produz uma quantidade maior de hormônios.


3.  O consumo de calorias diárias deve ser maior na gravidez gemelar.

Verdade!

Mas isso não significa que a futura mamãe deve comer por dois, pois a medida indicada pelos especialistas não é exatamente essa. 

O cálculo da quantidade calórica é diferente. 


Não é uma proporção duplicada, mas ela deve, sim, consumir mais calorias, até mesmo porque teremos duas placentas ou uma de tamanho aumentado.

Independente disso, o acompanhamento do obstetra e do nutricionista é essencial para orientar as pacientes sobre o ganho de peso e a alimentação adequada para esse período.

4.  A mulher que está grávida de gêmeos não precisa repousar.

Mito!

Por precaução, muitas vezes os médicos fazem essa recomendação. 

Na gravidez de é preciso ter mais cuidado e em alguns casos pedir até afastamentos do trabalho.

5.  Durante o pré-natal da gravidez gemelar é necessário realizar mais exames e consultas.

Verdade!

A mãe que está esperando dois bebês tende a frequentar o consultório médico com mais frequência e, consequentemente, realiza procedimentos para avaliar se está tudo correndo bem.


Biologicamente, a mulher não foi feita para ter uma gravidez gemelar e sim para gerar somente um feto.

6.  Todos os partos de gêmeos são prematuros.

Mito!

Já até falamos sobre isso no início deste artigo, como a gravidez gemelar exige mais cuidados, os médicos costumam acompanhar as mulheres nesse período e não são em todos os casos que os pequenos chegam ao mundo antes das 37 semanas.


Os médicos tentam fazer o possível para que os bebês não nasçam prematuros, orientando as mães a não ganhar muito peso e ter uma alimentação saudável, e na maioria das vezes eles conseguem.

7.  O parto de gêmeos é mais complicado.

Verdade!

Ele exige uma atenção maior da equipe médica, afinal, são dois bebês.

O obstetra tem que extrair os fetos com certa agilidade e o útero dessa gestante tende a sangrar mais após o parto porque ele fica cansado e pode demorar mais para contrair, comenta Alberto.


8.  Técnicas de reprodução assistida como a fertilização in vitro, sempre resultam em gêmeos.

Mito!

Tudo depende do número de embriões. Quando são colocados dois ou três há mais chance de isso acontecer.

Segundo o especialista, também existe a possibilidade de um embrião se dividir no meio e resultar em uma gestação gemelar.


9.  A idade da mulher pode estar relacionada com a chance de ter gêmeos.

Verdade!

E duas questões comprovam isso: o número de mulheres que não estão mais no período fértil e recorrem a técnicas de reprodução assistida para realizar o sonho da maternidade e o fato de que, com a idade, elas podem ovular duas vezes no mesmo mês e correr mais risco de ter uma gravidez gemelar.


Esperamos ter te ajudado, caso tenha ficado com alguma dúvida mande para nós aqui nos comentários, ficaremos felizes em ajudar.

Leia também o nosso artigo sobre Desejos na gravidez

Grande abraço e até a próxima!