Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

A meditação é uma prática milenar. No Ocidente, vem se popularizando cada vez mais. A meditação Mindfulness é um conjunto de técnicas práticas, possíveis e cientificamente comprovadas que te ajudam a focar no momento presente, sem deixar o passado ou o futuro te afetarem, tornando sua mente mais desperta e saudável, sendo sua aliada. Atenção e sensação focadas no momento presente.

O autocuidado durante a gestação, é o primeiro presente que podemos oferecer para o bebê. Uma gestação saudável constrói um futuro saudável para mamãe e bebê, e fortalece um presente recheado de experiências positivas.

A mulher passa por grandes mudanças na gravidez e no puerpério, sem contar com as alterações hormonais. É comum que a gestante sinta ansiedade com as preocupações relacionadas ao parto, aos preparativos para a chegada do bebê e toda a responsabilidade que a maternidade traz.

Essas são questões que a meditação pode auxiliar. Por isso, vale a pena investir um momento diário para si mesma e para se conectar com o bebê.

Confira os benefícios:

1º benefício: Reduzir estresse e ansiedade para a mãe e para o bebê

Meditar produz um efeito de relaxamento, acalma a mente e diminui a frequência cardíaca e a circulação sanguínea.

O estresse aumenta os níveis de cortisol no organismo e pode ter um impacto no desenvolvimento fetal e aumentar as possibilidades de nascimento prematuro. E gestantes com hipertensão correm o risco de desenvolver pré-eclâmpsia.

A prática regular de meditação reduz os níveis de cortisol e aumenta hormônios como a oxitocina e a melatonina, responsáveis pelo descanso, relaxamento, estado amoroso e sentimento de confiança.


2º benefício: Aumentar a imunidade

Nesse período da gestação, o organismo da mulher está voltado para o desenvolvimento do feto. Então, pode ocorrer uma diminuição na imunidade da gestante.

A meditação atua no eixo HPA (hipotálamo-pituitária-psico-neuro-imuno-endócrino) e ajuda a fortalecer o sistema imune.

A alimentação e o descanso também são aliados do aumento da imunidade. 


3º benefício: Melhorar a conexão com o bebê

O bebê sente tudo que a mãe sente e passa, ou seja, as mesmas experiências emocionais que a mãe. 

Meditar ajuda a manter um estado de atenção plena no presente: você e o seu bebê. Um estado profundo de meditação torna-se um meio empático de comunicação com o bebê e melhora a consciência corporal e percepção das sensações dos seus movimentos.

Adotar o hábito da meditação  na gestação é uma ótima preparação para a fase seguinte, o puerpério e os cuidados com o bebê. Meditar também pode preparar mentalmente e fisicamente para viver a maternidade, manter a calma e ter paciência em momentos de estresse.

4º benefício: Melhorar o sono e reduzir a insônia

Muitas mulheres podem sentir dificuldades para dormir no terceiro trimestre da gestação devido a desconfortos com o tamanho da barriga.

A meditação aumenta os níveis de melatonina, hormônio que induz o sono.

Ao meditar, também podemos ativar o estado teta, no qual a frequência cerebral entra em um relaxamento profundo. Esse estado está relacionado à criatividade, visualização, resolução de problemas e intuição. 


5º benefício: Diminuir a dor durante a gestação e o trabalho de parto

O estado mental e emocional, assim como os níveis de estresse, influenciam em como conseguimos lidar com a sensação de dor.

Além disso, a meditação pode ajudar na liberação de endorfina e dopamina, dois hormônios que naturalmente reduzem a dor.

Um estudo publicado na Dinamarca, em 2002, constatou que a meditação aumentou em 65% o nível de dopamina endógena em participantes. 


São tantos os benefício da meditação, que pode se tornar um hábito pra vida inteira. O bebê cresce tão rápido, são tantas descobertas e novidades. Aprender a permanecer em estado de presença nos faz desfrutar melhor da convivência e das alegrias que a maternidade proporciona. 

E agora que você sabe um pouco mais sobre como a meditação pode te apoiar, está motivada para começar? 

Se ainda tem dúvidas sobre alguns termos utilizados no texto, confira os temas nos links abaixo e fique por dentro dos assuntos relacionados a gestação e suas curiosidades. 

Eclampsia e pre-eclampsia o que é, e como tratar?