
Você sabia que o fumo ocasional e o consumo de álcool durante a gravidez também podem ser prejudiciais? Veja como você pode arriscar a saúde do seu bebê.
Você pode querer acabar com o FOMO em sua vida social com um gole de vinho ou uma tragada de cigarro. No entanto, esta prática pode prejudicar a saúde do seu bebê durante a gravidez. Se você não conhece esta regra número um da gravidez, pode estar vivendo sob uma rocha! As regras de gravidez altamente defendidas e adotadas são a abstinência de fumo e álcool.
Fumar representa grandes riscos para os bebês. Mesmo se você estiver regularmente exposto ao fumo passivo, você e a vida de seu bebê podem estar em grande risco. Esse hábito perigoso pode levar à Síndrome da Morte Súbita Infantil.
Parar de fumar é essencial para que seu bebê evite abortos espontâneos. Também pode levar a defeitos congênitos, como fenda labial ou palatina, parto prematuro, baixo peso ao nascer e morte infantil. Além disso, os cigarros eletrônicos não são seguros durante a gravidez, portanto, evite-os.
Além disso, se você optar por beber álcool durante o primeiro trimestre, isso pode prejudicar a saúde do bebê. Pode interferir nos estágios de desenvolvimento do feto e causar problemas.
-4f473fdc.jpg)
-38400f4a.jpg)
Veja o que dizem os especialistas sobre fumar e beber durante a gravidez
"O trimestre mais importante em que o feto se desenvolve mais é o primeiro trimestre. As mães devem prestar atenção especial para garantir que não haja anormalidades no feto. Além disso, devem prestar atenção à sua saúde para que possam continuar a gravidez e dar à luz um bebê saudável".
"Quanto aos resultados da gravidez, ter uma mãe saudável e um bebê saudável deve ser o lema durante a gravidez. O consumo de álcool durante a gravidez é conhecido por causar sérios problemas de desenvolvimento fetal e é considerado inseguro."
Mesmo que você beba e fume com moderação, 3 coisas podem acontecer com seu bebê:
- O consumo de álcool pode levar à síndrome alcoólica fetal (SAF), uma condição grave que pode afetar uma criança por toda a vida. O consumo excessivo de álcool pode causar danos a vários órgãos, o que pode ser perigoso para o seu bebê.
- Fumar durante a gravidez também não é considerado seguro. Seja passivo ou ativo, é considerado prejudicial. Consequências graves podem incluir restrição do crescimento fetal, parto prematuro e consequências de anormalidades placentárias.
- Se você está consumindo bebidas alcoólicas, ou mesmo fumando com moderação, isso pode levar a sérios problemas respiratórios, asma e até mesmo a síndrome da morte súbita infantil (SIDS).
O take-away
Um estilo de vida saudável é sempre aconselhado a todas as mães grávidas. Com um pouco mais de cuidado e previsão, você pode aumentar muito suas chances de ser uma mãe saudável para filhos saudáveis. Pare de fumar e beber!