Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Sexo após a gravidez é provavelmente a última coisa que você quer pensar. Descubra o que esperar e como se reconectar com seu parceiro.

Fazer sexo durante a gravidez. honestamente. Primeiro, no entanto, a dor vaginal e a exaustão podem doer. Se você está de bom humor ou sente que a intimidade é a última coisa em que quer pensar, aqui está o que você precisa saber sobre sexo após a gravidez.

Em quanto tempo posso fazer sexo após o nascimento do meu bebê?

Embora não haja um período de espera necessário antes de poder fazer sexo novamente, muitos profissionais de saúde recomendam que você espere até quatro a seis semanas após o parto para fazer sexo, independentemente do método de parto. O risco de complicações pós-parto é maior nas primeiras duas semanas após o parto.

Mas esperar também dá ao seu corpo tempo para se curar. Além do corrimento pós-parto e lágrimas vaginais, você pode sentir fadiga, secura vaginal, dor e baixa libido. Se o seu rasgo vaginal requer reparo cirúrgico, você pode ter que esperar mais.

Vai doer?

As alterações hormonais podem deixar sua vagina seca e sensível, especialmente se você estiver amamentando. Se você estiver se recuperando de uma episiotomia ou laceração perineal, poderá sentir alguma dor durante a relação sexual.

Aliviar o desconforto durante o sexo:

  • Busque o alívio da dor. Tome medidas para aliviar a dor com antecedência, como esvaziar a bexiga, tomar um banho quente ou tomar analgésicos de venda livre. Se você sentir queimação depois, enrole os cubos de gelo em uma pequena toalha.
  • Usar lubrificante. Isso pode ajudar se você tiver secura vaginal.
  • Experimentar. Discuta alternativas ao sexo vaginal, como massagem, sexo oral ou masturbação mútua.Diga ao seu parceiro o que é bom – e o que não é.
  • Encontre tempo. Arranje tempo para o sexo quando não estiver muito cansado ou ansioso.

Se o sexo ainda for doloroso, converse com seu médico sobre possíveis opções de tratamento.

Será que vai se sentir diferente?

A gravidez, o parto e o parto vaginal podem esticar ou danificar os músculos do assoalho pélvico que sustentam o útero, a bexiga, o intestino delgado e o reto. Para trabalhar os músculos do assoalho pélvico, experimente os exercícios de Kegel. Para fazer os exercícios de Kegel, imagine que você está sentado em uma bola de gude, contraindo os músculos pélvicos como se estivesse levantando uma bola de gude. Tente por três segundos de cada vez, depois relaxe contando até três. Pratique de 10 a 15 vezes seguidas, pelo menos 3 vezes ao dia.

E quanto ao controle de natalidade?

O sexo após a gravidez requer um método contraceptivo confiável.Se você tiver menos de seis meses após o parto, amamentando exclusivamente e não começar a menstruar novamente, a amamentação oferece cerca de 98% de proteção contra a contracepção. No entanto, pesquisas mostram que a eficácia contraceptiva da amamentação varia.

Para reduzir o risco de complicações na gravidez e outros problemas de saúde, pesquisas limitadas recomendam esperar pelo menos 18 a 24 meses antes de tentar engravidar novamente. Seu médico recomendará que você pense no seu desejo de ter mais filhos e no intervalo entre as gestações antes de ter filhos.

Suas opções imediatamente após a entrega incluem:

  • implantes contraceptivos, como etonogestrel (Nexplanon)
  • Dispositivo intrauterino (DIU) de cobre ou hormonal
  • Pílulas anticoncepcionais à base de progesterona, como a injeção de medroxiprogesterona (Depo-Provera) ou minipílulas de noretisterona (Camila, Ortho Micronor, outras)

Métodos anticoncepcionais que contêm estrogênio e progesterona – como a pílula anticoncepcional combinada – podem aumentar o risco de coágulos sanguíneos logo após o parto. Para mulheres saudáveis, pílulas anticoncepcionais combinadas e outros tipos de contraceptivos hormonais combinados podem ser iniciados um mês após o parto. Embora se acredite que os métodos de controle de natalidade contendo estrogênio e progesterona reduzam a produção de leite em mulheres que amamentam, pesquisas recentes sugerem que isso não é verdade.

Discuta as opções de controle de natalidade com seu médico durante sua visita pós-parto.

E se eu não estiver interessado em sexo?

A intimidade é mais importante do que o sexo, especialmente quando você está se adaptando à vida com seu novo bebê. Converse com seu parceiro se você não se sentir sexy ou tiver medo de que o sexo o machuque.

Até que você esteja pronto para fazer sexo, fique perto de outras maneiras. Passe algum tempo juntos sem o bebê, mesmo que seja apenas alguns minutos pela manhã depois que o bebê adormecer. Encontre outras maneiras de expressar seu amor.

Se você ainda está lutando, fique de olho nos sinais e sintomas da depressão pós-parto – como mudanças severas de humor, perda de apetite, fadiga extrema e falta de diversão na vida. Contacte o seu médico se pensa que pode ter depressão pós-parto. O tratamento imediato pode acelerar a recuperação.

Lembre-se, cuidar de si mesmo pode ajudar bastante a manter sua paixão.