
Para as novas mães, a maternidade parece ser uma tarefa difícil. No entanto, com as informações, essa experiência desafiadora pode ser facilmente concluída.
A maternidade é cheia de charme e desafios. Para as novas mães, a insegurança nesta fase costuma ser muito comum. Afinal, queremos dar o nosso melhor para nos tornarmos tão pequenos.
Portanto, é muito importante ter o máximo de informações possível. Quando planejamos visitar uma cidade pela primeira vez, tentamos entender tudo sobre ela antes de sairmos de casa, não é? Como chegar, onde morar, quais atrações visitar. Assim, começamos a jornada em segurança.
O mesmo deve ser verdadeiro para a maternidade. Saber todos os processos com antecedência ajuda a passar as novidades, que sempre surgem quando falamos de bebês e crianças. Com isso em mente, fornecemos uma postagem para ajudá-lo a concluir essa tarefa.
Você gostou dessa idéia? Então, por favor, continue lendo e confira!
Mãe que está grávida pela primeira vez
A gravidez é uma fase que varia de mulher para mulher. Até a mesma pessoa se sentirá diferente toda vez que você engravidar. Portanto, a primeira dica é ficar calmo e não se comparar com outras gestantes. A seguir, vamos falar sobre esse período.
- Sintoma - Dor de cabeça, náuseas, vômitos, mal-estar e cansaço são alguns dos sintomas mais comuns no início da gravidez. No entanto, cada mãe tem sentimentos diferentes sobre isso. Algumas pessoas se sentem mais fortes e outras sentem menos desconforto. Portanto, quando você tiver qualquer dúvida, consulte o seu médico.
- Pré-natal - Quando se trata de assistência médica, não podemos esquecer a importância do pré-natal. Esta verificação de acompanhamento garantirá que seu bebê seja bem cuidado.
Com ele, é possível detectar mudanças e seguir um plano de tratamento que pode evitar muitos problemas, permitindo que a mãe se prepare para os imprevistos. Somente por meio da consulta e exame pré-natal, você pode fazer o melhor para você e para a saúde de seu filho.
- Comida - Uma alimentação saudável é importante em qualquer fase da vida, mas vale a pena tomar cuidados extras durante a gravidez. Afinal, você não é apenas responsável por nutrir seu corpo, mas também por nutrir seu bebê. Por meio de um cardápio balanceado, além de evitar complicações como diabetes gestacional e hipertensão, você também pode fornecer toda a alimentação de que seu bebê precisa.
- Plano de parto - O plano de parto nada mais é do que um roteiro no qual a mãe descreve todos os procedimentos que deseja realizar e os que deseja evitar. Isso ajuda as mulheres grávidas a ficarem calmas durante o parto e a prevenir situações desagradáveis. Seja um parto natural ou uma cesariana, esta diretriz pode ser desenvolvida.
- Mãe e bebê pós-parto - O pós-parto é um período muito feliz para a maioria das mães, mas também pode envolver muita dor. Esse período é chamado de puerpério e pode ser um pouco complicado. É por isso que as mulheres precisam de apoio para cuidar de seus bebês e de sua própria saúde.
- Bebida - O cuidado do recém-nascido é o principal problema de ser mãe pela primeira vez. Porém, com um bom pré-natal, vários problemas podem ser resolvidos nesse período. Apoie a amamentação exclusiva, mantenha seu bebê aquecido, lave as mãos com freqüência, consulte o médico na hora certa e preste atenção ao coto do cordão umbilical.
É muito comum que as mães queiram assumir todas as responsabilidades do bebê. No entanto, a longo prazo, isso pode levar a uma maior fadiga.
Delegue funções convenientes aos seus companheiros. Além de beneficiar o vínculo emocional entre o bebê e outros cuidadores, essa abordagem também tornará mais fácil para você se recuperar do nascimento.
- mãe - Cada via de parto exige cuidados diferenciados sob orientação de um médico no dia da alta. É importante seguir estritamente esses princípios para que você possa se recuperar o máximo possível. Após o parto, é normal sentir-se triste, ansiosa, chorando e até irritada.
Não se culpe nem se preocupe, porque esses sentimentos geralmente desaparecem em poucos dias. Isso se deve aos hormônios e às mudanças diárias, ao cansaço e ao estresse. No entanto, se esses sentimentos persistirem ou forem muito fortes, é melhor procurar ajuda profissional para ver se você está enfrentando depressão pós-parto.
-26392937.jpg)
-87389ed1.jpg)
Pessoas que começaram a amamentar
Amamentar é um sonho de muitas mulheres, mas também pode ser uma das maiores preocupações. Isso porque esta é uma época cercada de mitos e premonições, o que confunde as novas mães.
Quem nunca ouviu informações suspeitas sobre mães e amamentação de alguém que conhece, especialmente?
O primeiro passo para dissipar essas dúvidas é obter informações de fontes confiáveis, como pesquisas e pesquisas científicas. Para ajudá-la a resolver esse problema, preparamos algumas técnicas básicas de amamentação. pode vir?
- Preparação da mama - Há muita discussão sobre a preparação para a amamentação, mas observe que isso não é necessário. O sol nos seios da manhã é o suficiente. Não use cremes, sabonetes, pomadas e outros produtos com odores fortes, pois podem interferir na amamentação.
- Posição de amamentação - Existem várias posições para o bebê mamar. O ideal é fazer com que você e seu filho se sintam mais confortáveis. Por exemplo, deitar de lado é uma boa maneira de descansar durante a amamentação. Poltronas e travesseiros para amamentar também ajudam muito.
- Pega correta - Muitos problemas com lesões nos mamilos são decorrentes da preensão incorreta. O ideal é que o bebê segure toda a aréola, que é a parte escura da mama. Se ele apenas agarrar seu mamilo, a possibilidade de machucar você é muito alta. É tão pequeno quanto a boca de um recém-nascido, não o subestime. Ela pode alcançar toda a área.
Sempre há uma mão livre para ajudar o bebê a segurá-la adequadamente. Preste atenção na posição dos lábios do vilão, eles devem estar voltados para fora, como "boca de peixe". É importante que o queixo toque o seio para permitir que a língua funcione.
- Produção de leite - É comum que os seios fiquem cheios durante os primeiros dias de vida de um bebê. Com o tempo, eles murcharão e não vazarão mais como antes. Nesse momento, muitas mães ficam muito ansiosas, pensando que o leite está seco. O fato é que a Breast está ajustando sua produção porque é uma fábrica, não um estoque.
Durante a amamentação, a sucção também estimula a secreção de leite. Quanto mais o bebê mama, mais leite ele produz. Portanto, se você se deparar com essa situação, não se preocupe. Continue amamentando, o volume de leite permanecerá o mesmo.
- Armazenamento de leite - Muitas mães precisam voltar a trabalhar ou sair por outros motivos, o que as impede de amamentar várias horas por dia. Nesse período, o armazenamento do leite materno é a melhor solução.
Se necessário, o leite pode ser resfriado ou congelado para uso. Se você for cuidadoso, essa abordagem é totalmente segura. Desta forma, mesmo que não esteja presente, pode continuar a dar ao seu filho a melhor comida.
Os principais cuidados com o recém-nascido
Por mais que você se acostume a lidar com bebês, os primeiros dias com um recém-nascido podem gerar muitas dúvidas. São tantos os detalhes, que é normal ficar confusa. Como cuidar do coto umbilical? Como dar banho no bebê? Como lidar com as cólicas?
Enfim, um turbilhão de questões aparece. Neste tópico, a gente fala um pouco sobre estas dúvidas.
- Coto umbilical - O coto do cordão umbilical nada mais é do que um cordão umbilical deixado após a incisão. Após alguns dias (cerca de 7 a 15 dias), ele cairá por conta própria. Antes disso, é importante desinfetar a área para evitar infecções. Usando uma fralda de pano ou fiapo de algodão embebido em álcool 70 ° ou água limpa, limpe a área e espere secar completamente.
Esse processo deve ser concluído toda vez que uma fralda for trocada. Lembre-se de estar bem limpo antes de começar. É melhor colocar uma fralda nesta área para evitar atrito entre a roupa e o coto do cordão umbilical.
- Banho de banheira - O banho do recém-nascido, também chamado de banho de esponja, pode causar dor à primípara, mas não há com o que se preocupar. Tenha cuidado e siga algumas medidas de segurança para evitar doenças e acidentes:
Tire a roupa do bebê e coloque-a sobre uma superfície segura, em local aquecido e sem vento;
Nunca deixe seu filho sozinho na banheira, nem que seja por 1 segundo;
Sempre coloque uma mão no corpo do bebê para evitar que ele caia;
Use sabonete e xampu apenas quando necessário, pois podem ressecar a pele sensível do bebê;
Evite usar produtos perfumados.
- Unha - As unhas dos bebês são fáceis de crescer e devem ser aparadas com frequência. Caso contrário, eles podem machucar o rostinho do seu filho. Portanto, sempre use uma tesoura apropriada e devidamente limpa para cortá-los.
- Cólicas - A cólica neonatal é uma das principais causas de insônia noturna. Eles ocorrem porque o sistema digestivo da criança ainda está maduro. Eles são absolutamente normais por até 4 meses ou mais.
Diversas medidas podem ser tomadas para o alívio das cólicas, como compressas quentes, massagens, melhora da adesão à amamentação e até medicamentos. Quanto aos medicamentos, devem ser prescritos pelo pediatra do seu filho.
Arrotos e Soluços - Os soluços incomodam ainda mais os pais, que se preocupam com os filhos. Eles são muito comuns e são causados ??pela inalação de ar ou por mudanças bruscas de temperatura durante a amamentação.
Você pode deixar os soluços pararem por conta própria, sem problemas. Manter o bebê em pé também ajuda na passagem. No entanto, se a condição persistir, consulte um pediatra.
Soluços após a amamentação são essenciais para evitar soluços e cólicas terríveis. O ideal é interromper a amamentação e deixar o bebê soluçar a cada 50 ml de leite.
- Troca de fralda - A troca da fralda é constante no estágio inicial. Por exemplo, no primeiro mês de vida, um bebê pode sujar de 7 a 12 fraldas por dia. É importante não deixar a pele do seu filho entrar em contato com xixi e cocô por muito tempo, pois isso pode causar assaduras dolorosas.
Quando se trata de assaduras, lembre-se de usar uma pomada específica toda vez que trocar a fralda para evitar problemas. Em relação às marcas de fraldas, cada bebê tem suas características, independente do tipo de produto, elas podem ser alérgicas. Portanto, é divertido tentar várias opções até encontrar a que você gosta.
Dicas para mães novatas
Quem não gosta de boas dicas? É o que dizem as primeiras mães! Por isso, trouxemos orientações muito práticas para o trabalho diário do recém-nascido. Dê uma olhada:
- A lista de produtos de higiene limita-se a sabonete líquido neutro, cotonetes macios, pomadas para assaduras, lenços umedecidos ou almofadas de algodão, corta-unhas, álcool 70 °, fraldas descartáveis ??ou fraldas de pano;
- Ao comprar um sutiã de amamentação, considere o desenvolvimento dos seios ao escolher um tamanho;
- Recomenda-se que o bebê durma de costas para evitar o risco de morte súbita;
- Preste atenção aos diferentes tipos de choro nos bebês, pois cada um representa uma necessidade específica (fome, frio, medo, etc.);
- Entenda quais são os marcos do desenvolvimento infantil para monitorar o crescimento de seu filho;
- Use um aplicativo que possa ajudá-lo nesse acompanhamento. Desta forma, você pode reconhecer seu progresso e estimulá-lo com base em seu estágio.
Ser mãe pela primeira vez não é uma tarefa fácil. Envolve uma mistura de sentimentos e emoções, como felicidade, dor e insegurança. Se você se sente assim, saiba que não está sozinho. Tente se manter informado e acreditar no seu potencial. Você já ouviu a frase "o bebê nasce, a mãe nasce"? Isso é exatamente o que aconteceu.