
A azia é uma sensação de queimação na região do estômago e que pode se estender até a garganta e que é comum de surgir no segundo ou terceiro trimestre da gestação, no entanto algumas mulheres podem sentir os sintomas mais cedo.
A azia na gravidez não é grave e nem representa risco para a mãe ou para o bebê, apesar de ser bastante desconfortável.
Porém, caso a azia seja acompanhada por outros sintomas como dor intensa, dor abaixo das costelas ou dor no lado direito superior da barriga, é importante ir ao médico, pois pode ser indicativo de situações mais graves e que devem ser tratadas rapidamente.
A azia na gravidez é uma situação comum e que pode ser facilmente aliviada por meio de mudanças nos hábitos alimentares, como evitar frituras, alimentos ricos em pimenta ou muito condimentados e evitar beber líquidos durante as refeições, que devem ser feitas em pequenas quantidades.
Para aliviar rapidamente a queimação, pode-se tentar tomar 1 copo de leite, de preferência desnatado, pois a gordura do leite integral demora mais tempo no estômago e pode não ajudar.
Sintomas De Azia Durante A Gravidez
Os sintomas de azia durante a gravidez são iguais aos da azia em geral.
O sintoma mais comum é uma sensação de queimação no centro do peito. Essa sensação às vezes se espalha para a garganta, e pode haver também um gosto azedo e amargo na garganta.
A azia é certamente muito comum, mas é difícil saber com certeza quantas gestantes sofrem de azia. Estimativas variam de 17% a 45%1,2, e até mesmo 80% no caso das mulheres no terceiro trimestre1,3.
Principais Causas Da Azia Na Gravidez
A azia na gravidez costuma aparecer no segundo e terceiro trimestre na gravidez devido ao aumento da produção do hormônio progesterona, que permite o relaxamento da musculatura do útero para permitir que ele cresça e comporte o bebê.
Por outro lado, o aumento da progesterona promove a diminuição do fluxo intestinal e o relaxamento do esfíncter esofágico, que é o músculo responsável por fechar a divisão entre o estômago e o esôfago, o que acaba permitindo que o ácido gástrico retorne para o esôfago e garganta com maior facilidade, resultando nos sintomas de azia.
Além disso, com o crescimento do bebê, os órgãos acabam ficando com menos espaço no abdômen e o estômago é comprimido para cima, o que também facilita o retorno do alimento e do suco gástrico e, consequentemente, o aparecimento dos sintomas de azia.
O Que Fazer Para Aliviar A Azia Na Gravidez
Apesar da azia ser uma alteração típica da gravidez, existem alguns cuidados que ajudam a combater este problema:
Evitar alimentos como mostarda, maionese, pimenta, café, chocolate, refrigerante, bebidas alcoólicas e sucos industrializados;
Evitar beber líquidos durante as refeições;
Consumir regularmente frutas como pera, maçã, manga, pêssego bem maduro, mamão, banana e uvas;
Mastigar bem todos os alimentos, para facilitar a digestão;
Ficar sentada pelo menos 30 minutos após comer, evitando deitar-se;
Não usar roupas apertadas na barriga e no estômago;
Comer pequenas porções de cada vez, várias vezes por dia;
Colocar um calço de 10 cm na cabeceira da cama, para evitar que o corpo fique completamente deitado na horizontal, favorecendo o refluxo e a azia;
Não fumar e evitar a exposição ao cigarro;
Evitar comer 2 a 3 horas antes de dormir.
De forma geral, a azia passa após o parto, pois o estômago volta a ter mais espaço no abdômen e os hormônios femininos voltar ao normal.
No entanto, mulheres que ganharam muito peso durante a gestação podem ainda ter sintomas de azia por até 1 ano após o parto. Além disso, a azia pode ser um sintoma de refluxo na gravidez, que deve ser tratada de acordo com a recomendação médica.
Remédios Para Azia Na Gravidez
Na maior parte dos casos, a azia melhora com mudanças na alimentação e no estilo de vida, mas em casos de azia constante e severa, o médico poderá indicar remédios à base de magnésio ou de cálcio, como as pastilhas de Magnésia Bisurada ou Leite de Magnésia, ou remédios como Mylanta Plus, por exemplo.
No entanto, é importante lembrar que qualquer medicamento só deve ser tomado sob orientação médica, pois pode ser prejudicial para o desenvolvimento do bebê.
Outras opções são os remédios caseiros que aliviam a azia, como descascar um pedacinho de batata e comer crua mesmo. Outras opções incluem comer 1 maçã com casca, um pedacinho de pão ou 1 biscoito cream cracker porque eles ajudam a empurram o conteúdo gástrico de volta para o estômago combatendo a azia naturalmente.
-5ea00a5f.jpg)

Quais Alimentos Podem Piorar A Azia
Alimentos muitos pesados e de odores fortes, principalmente quando são consumidos à noite, podem piorar a azia.
Além disso, alguns alimentos ainda podem irritar o estômago, agravando ainda mais o quadro, principalmente aqueles que contêm uma dose alta de cafeína ou que são extremamente condimentados.
Frutas Cítricas
Adicionar elementos ácidos a um estômago que está queimando não é uma boa ideia, especialmente em jejum.
Cafeína
É sempre bom consumir bebidas com cafeína em moderação, mas essa regra vale ainda mais para quem sofre com azias ou refluxo gástrico.
Café, chás escuros e refrigerantes devem ser cortados da vida de quem tem esses problemas gástricos, principalmente durante a gravidez.
Chocolate
O problema do chocolate é que ele também tem cafeína e é um produtor de acidez estomacal. Comer chocolate também relaxa a musculatura abaixo do esôfago, e isso acaba provocando azia.
Tomates
Outro item comum na vida de muitas pessoas e que piora os casos de acidez estomacal. Melhor evitar.
Bebidas com gás
Tomar refrigerantes e bebidas gasificadas não é uma boa ideia quando se tem azia ou refluxo, o gás dessas bebidas também deixa o estômago mais ácido.
Comidas apimentadas
É fácil entender por que você não deve comer pimenta e coisas apimentadas quando tem azia, mas é sempre bom lembrar.
Hortelã-pimenta
Ainda que o chá dessa erva seja bom para a saúde, ele não é recomendado para quem tem problemas gástricos, pois, se tomado após a refeição, ele acaba aumentando a acidez no seu estômago.
Alimentos gordurosos
Em dias de queimação, nada de comer queijos, castanhas, carnes gordurosas e afins. Se for inevitável, pelo menos pegue leve na hora de medir a dose e, de preferência, não consuma esse tipo de alimento à noite.
Alimentos fritos
Além da gordura em si, que faz mal para a saúde e aumenta muito as calorias dos alimentos, as frituras são grandes vilãs em termos de provocar azia e refluxo gástrico.
Alho e cebola
Essa é triste para quem gosta de comidas bem temperadas. Ainda que esses itens não sejam um problema para todo mundo que sofre com a azia, algumas pessoas têm a situação piorada quando os consomem, se você notar que, depois de comer um pão de alho ou um bife acebolado, você ficou mal, talvez seja bom evitar esse tipo de tempero.
Leia também: Atitudes que ajudam o bebê a ficar na posição certa para nascer
Você conhece alguma outra forma de aliviar a azia durante a gravidez? Comenta aqui, queremos saber =D
Grande abraço e até a próxima!