Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Estima-se que as mulheres tenham quase dez vezes mais chances do que os homens de desenvolver doenças da tireoide.  Como o segundo distúrbio endócrino mais comum, afeta muitas mulheres em idade reprodutiva, levando a taxas mais altas de infertilidade e complicações na gravidez.

No entanto, apesar desses desafios, com um plano de gerenciamento abrangente, é possível ter uma gravidez bem-sucedida com problemas de tireoide. Continue lendo para saber como controlar sua tireoide de forma mais eficaz e aumentar suas chances de ser mãe de crianças saudáveis.

Introdução à Doença da Tireóide

A tireoide é um órgão importante na frente do pescoço que libera hormônios chamados T3, T4 e TSH que regulam o metabolismo, a frequência cardíaca e a função do sistema nervoso, entre outras coisas.

Quando há muito hormônio tireoidiano no sangue, a glândula tireoide se torna hiperativa, enquanto os níveis baixos de hormônio tireoidiano tornam a glândula hipoativa. Esses hormônios também desempenham um papel importante durante a gravidez, e seu desequilíbrio pode afetar tanto o bebê quanto a mãe.

*** Níveis de hormônio tireoidiano durante a gravidez

Durante a gravidez, os intervalos normais de TSH, T3 e T4 são ligeiramente elevados pelos hormônios associados à gravidez estrogênio e gonadotrofina coriônica humana (hCG). Portanto, para mulheres com hipertireoidismo ou hipotireoidismo, é importante atingir níveis estáveis ??de hormônio tireoidiano antes da gravidez para evitar complicações.

Tipos de problemas de tireoide e gravidez

As condições mais comuns da tireoide que devem ser tratadas adequadamente antes da gravidez são:

  • Hipertireoidismo, uma condição de hiperatividade da glândula tireoide caracterizada por altos níveis de hormônio tireoidiano e baixo TSH. Na maioria das vezes, é causada por um distúrbio autoimune chamado doença de Graves.
  • O hipotireoidismo, um tipo de glândula tireoide hipoativa, é caracterizado por baixos níveis de hormônios tireoidianos e altos níveis de TSH. Na maioria das vezes, é causada por um distúrbio autoimune chamado doença de Hashimoto.

Impacto da doença da tireóide na concepção e gravidez

Tireóide e Fertilidade

Níveis anormalmente altos ou baixos de hormônios tireoidianos e TSH demonstraram causar ciclos menstruais irregulares, dificultando a concepção.

Tireóide e Gravidez

A doença da tireoide mal controlada pode levar a complicações potencialmente graves, incluindo pré-eclâmpsia, trabalho de parto prematuro ou aborto espontâneo. Uma tireóide hiperativa ou hipoativa durante a gravidez também pode afetar o bebê e inibir seu desenvolvimento.

Como controlar sua tireóide durante a gravidez

A estratégia mais eficaz para controlar a doença da tireoide durante a gravidez é iniciar a pré-concepção pelo menos seis meses antes da concepção. Envolve o desenvolvimento de um plano de ação abrangente focado na redução dos desequilíbrios hormonais, no tratamento de irregularidades menstruais e na otimização de sua fertilidade de várias maneiras:

  • Medicamento
  • Dieta amiga da tireóide
  • Exercite-se regularmente
  • Estilo de vida saudável

Leia mais sobre como se preparar para a gravidez com hipertireoidismo e hipotireoidismo.

Conclusão principal

Como engravidar com problemas de tireoide é um sério dilema enfrentado por muitas mulheres em idade fértil. Pesquisas que revelam uma ligação entre a glândula tireoide e infertilidade ou complicações na gravidez certamente causarão muito estresse e transtornos emocionais.

Felizmente, as mulheres com problemas endócrinos podem conceber com sucesso e, com o manejo adequado, os efeitos negativos da doença endócrina no bebê podem ser minimizados.