-731b31e4.jpg)
Na semana passada fizemos um post falando sobre alguns sintomas do crescimento dos dentinhos do bebê, o que normalmente é um transtorno para os pais. Mas o que fazer quando eles nascerem? Como eu os escovo sem machucar a boca do bebê?
Não se preocupe! Vamos te mostrar quando e como você deve escovar os dentes do seu pequeno para que eles cresçam corretamente e saudáveis.
Quando iniciar?
A escovação dos dentinhos deve começar assim que os primeiros nascerem, mas a gengiva, o céu da boca e a bochecha devem ser limpos desde o nascimento. Veja como aqui.
1ª Fase - Até o primeiro ano
Até o primeiro ano de idade do bebê, é ideal que a escovação seja feita com uma escova própria para esse período. A escova deve ter cerdas macias, cabeça pequena e corpo alongado, facilitando o manuseio e evitando que o bebê se machuque. Além disso, a escovação deve ser feita sem cremes dentais, por conta do flúor presente neles.
-731b31e4.jpg)

2ª Fase - Após um ano de idade
Após completar um ano de vida, o creme dental já pode ser usado na escovação do bebê, porém com menos flúor, já que ele pode acabar engolindo e o flúor pode acabar deixando manchas brancas nos dentes. Ao adicionar o creme dental tenha em mente também a quantidade. Coloque na escova uma quantidade bem pequena, que caberia na unha do dedo mínimo da criança.
Conforme o tempo for passando, a criança pode criar a autonomia de escovar os dentes, mas os pais devem ficar sempre atentos para que a limpeza esteja garantida.
Como escovar os dentes do bebê?
Primeiro de tudo, algumas considerações devem ser feitas antes de escovar os dentes do pequeno: deve-se ter noção de que ele é frágil, de que ele pode se agitar e de que você deve ter delicadeza.
Para escovar os dentinhos, você deve fazer movimentos circulares em cada um deles, na frente e atrás de cada um dos dentes, por cerca de dois minutos.
A frequência ideal de escovação é de 3 vezes ao dia, depois das refeições principais (café da manhã, almoço e janta).
Uma boa dica nesse momento é criar um ambiente amigável, onde o bebê se sinta à vontade. Use escovas com personagens temáticos e faça brincadeiras durante a escovação, isso com certeza ajuda no processo!
A primeira visita ao dentista
A primeira visita ao dentista deve ser em torno dos 6 a 7 meses do bebê, mesmo que os dentinhos não tenham nascido. O dentista avaliará como a arcada dentária da criança está se desenvolvendo e poderá tirar dúvidas, dar melhores orientações, indicar os melhores produtos, etc.
Espero que essa postagem tenha esclarecido algumas dúvidas!
Um abraço e até a próxima!