Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

A principal diferença entre uma cesariana e um parto vaginal ?é como o bebê nasce. No parto cesáreo, o bebê nascerá através de uma incisão no abdômen e no útero da mãe. Enquanto no parto vaginal, o bebê nascerá através do canal do parto. Alguns outros diferenciais incluem o progresso do trabalho de parto, o tempo de recuperação e o nível de dor. 

  • Duração do trabalho de parto: A duração do trabalho de parto pode ser muito diferente entre os dois métodos, especialmente se você estiver planejando uma cesariana. Uma cesariana geralmente dura de 45 minutos a uma hora. O processo de parto vaginal pode durar de 12 a 14 horas.
  • Tempo de recuperação: A recuperação total após uma cesariana geralmente leva de seis a oito semanas e pode ser necessário permanecer mais tempo no hospital. Se você tiver um parto vaginal, pode esperar uma recuperação completa em cerca de seis semanas e uma internação hospitalar mais curta.
  • Nível de dor: A dor é subjetiva porque nem todos sentem a mesma coisa. No entanto, durante uma cesariana, você deverá sentir pouca ou nenhuma dor porque estará sob anestesia geral ou dormência. Mas a sua recuperação pode ser mais dolorosa do que a de alguém que teve um parto vaginal.

Vantagens e desvantagens do parto vaginal

O parto vaginal costuma ser o método de parto preferido para pacientes grávidas, e por boas razões. Quando se trata de partos vaginais, há uma variedade de opções para escolher, como partos na água, experiências com pouca ou nenhuma intervenção médica e muito mais.

Existem muitos outros benefícios do parto vaginal. Também é considerada a opção menos arriscada e é mais fácil para o corpo da mulher do que uma cesariana. Embora as razões para o parto vaginal sejam claras, este método apresenta desvantagens.

  • Prós: O tempo de recuperação de um parto vaginal é geralmente mais curto do que de uma cesariana. A recuperação de um parto vaginal pode levar de duas a seis semanas, e uma cesariana pode levar de seis a oito semanas para se recuperar totalmente.
  • Prós: A experiência do parto vaginal significa uma experiência mais única e personalizada para a mãe, o bebê e a família.
  • Contras: Resumindo, o parto vaginal pode ser doloroso. No entanto, existem intervenções médicas que podem ser realizadas para reduzir a intensidade da dor do parto se a paciente estiver interessada.
  • Desvantagens: O processo de trabalho de parto pode ser prolongado devido a diversos fatores, como cansaço dos pais ou posicionamento incorreto do bebê.

Vantagens e desvantagens da cesariana

A cesariana é frequentemente recomendada para mulheres com gravidez de alto risco, nascimentos múltiplos (como gêmeos) ou bebês com apresentação pélvica. Assim como o parto vaginal, a cesariana tem vantagens e desvantagens.

  • Prós: A cesariana geralmente é agendada pelo seu médico para que você saiba a hora e a data. Permite que as famílias planejem e se preparem para o parto sem se sentirem apressadas.
  • Prós: Se o parto vaginal não for uma opção ou se ambos os pais e o bebê estiverem em risco, uma cesariana é uma excelente opção para salvar vidas.
  • Contras: Pessoas que fazem cesariana geralmente ficam mais tempo no hospital.
  • Contras: Uma cesariana significa que pode haver um risco aumentado de complicações em gestações futuras e você pode não ter a opção de ter um parto vaginal em gestações futuras. Certifique-se de discutir isso com seu provedor se tiver alguma dúvida ou preocupação.

O que acontece durante uma cesariana de emergência?

Uma cesariana de emergência ocorre quando um pai ou bebê está em risco, e pode acontecer quer você tenha planejado originalmente uma cesariana ou um parto vaginal. 

Embora o que acontece durante uma cesariana de emergência possa ser muito semelhante a uma cesariana programada, cada pessoa terá uma experiência diferente com base em seu histórico médico e necessidades. A recuperação de uma cesariana de emergência é quase igual à recuperação de uma cesariana programada.

Você tem a opção de fazer uma cesariana?

Embora a cesariana seja um procedimento seguro e comum, os riscos de uma cesariana são maiores do que os de um parto vaginal. É por isso que uma cesariana geralmente não é recomendada, a menos que seja necessária.

No entanto, ainda existem benefícios nas cesarianas eletivas que podem levar os pacientes a escolherem as cesarianas como uma escolha pessoal. Aqui estão algumas razões não médicas para uma cesariana sobre por que os pais podem escolher uma cesariana em vez de um parto vaginal.

  • Controle: Uma cesariana dá aos futuros pais a flexibilidade de planejar e se preparar para o dia do nascimento do bebê. Também reduzirá a ansiedade enquanto espera o início do trabalho de parto.
  • Medo da dor: O medo da dor é outro motivo comum pelo qual os pais escolhem uma cesariana. Uma cesariana significa evitar a dor e o trabalho de parto que acompanham o parto vaginal.
  • Ansiedade: O trabalho de parto e o parto vaginal podem causar ansiedade em algumas mulheres, o que pode prolongar o processo de trabalho de parto e torná-lo inseguro.

Cesariana vs Cesariana vaginal: o que é mais doloroso?

Tanto o parto cesáreo quanto o vaginal podem ser dolorosos, mas por motivos diferentes e podem ocorrer em momentos diferentes durante a gravidez. Geralmente, as mulheres que fazem uma cesariana não sentem dor durante o procedimento devido à dormência ou à anestesia, mas começarão a sentir mais dor durante o período de recuperação pós-parto, à medida que a incisão cicatriza.

Nos partos vaginais, a maior parte da dor ocorre durante o trabalho de parto. No entanto, a dor pode variar dependendo se o trabalhador opta por uma intervenção médica (como uma epidural) para o parto. Os pais que decidem dar à luz com pouca ou nenhuma intervenção médica sentem mais dor durante o trabalho de parto porque sentem todos os sentidos.

Ansiedade: O trabalho de parto e o parto vaginal podem causar ansiedade em algumas mulheres, o que pode prolongar o processo de trabalho de parto e torná-lo inseguro.

Cesariana vs Cesariana vaginal: o que é mais doloroso?

Tanto o parto cesáreo quanto o vaginal podem ser dolorosos, mas por motivos diferentes e podem ocorrer em momentos diferentes durante a gravidez. Geralmente, as mulheres que fazem uma cesariana não sentem dor durante o procedimento devido à dormência ou à anestesia, mas começarão a sentir mais dor durante o período de recuperação pós-parto, à medida que a incisão cicatriza.

Nos partos vaginais, a maior parte da dor ocorre durante o trabalho de parto. No entanto, a dor pode variar dependendo se o trabalhador opta por uma intervenção médica (como uma epidural) para o parto. Os pais que decidem dar à luz com pouca ou nenhuma intervenção médica sentem mais dor durante o trabalho de parto porque sentem todos os sentidos.

O que esperar durante a recuperação pós-parto

Quer você tenha tido um parto vaginal ou cesáreo, a recuperação pós-parto pode ser difícil e estressante para todos. Suas mudanças hormonais, cuidar de um novo bebê e seu corpo tentando se recuperar podem causar um grande impacto emocional e físico. Saber o que esperar pode ajudá-lo a se preparar para qualquer coisa.

Recuperação após parto vaginal

O período de recuperação de um parto vaginal geralmente dura de quatro a seis semanas. No entanto, a recuperação pode variar dependendo se houve rupturas vaginais durante o trabalho de parto. Embora rara, a ruptura uterina (abertura da antiga cicatriz da cesariana) ainda é um risco para VBAC. A ruptura do útero é uma emergência médica que requer uma cesariana de emergência devido ao dano potencial que pode causar aos pais e aos bebês.

Se você teve um parto vaginal doloroso que causou uma ruptura vaginal que exigiu pontos, os pontos desaparecerão após as primeiras duas semanas de recuperação.

Alguns outros sintomas que você pode sentir durante a recuperação incluem sensibilidade e dor vaginal, sangramento, corrimento quando o útero se desprende do revestimento espesso que permaneceu durante a gravidez, aumento dos seios, cansaço e muito mais. Independentemente da via de parto, é importante consultar o seu médico sobre a cicatrização durante a fase de cicatrização e ficar atento a sinais de infecção.

RECUPERAÇÃO DE CESARIANA

A recuperação pós-parto de um parto cesáreo geralmente é mais longa e, para uma recuperação completa, pode levar de seis a oito semanas. Mulheres que tiveram parto cesáreo podem esperar permanecer mais tempo no hospital e ter restrições para se curvar e levantar itens pesados. 

Embora a maioria dos sintomas, como seios aumentados e sangramento vaginal, permaneçam os mesmos durante as recuperações de cesariana, as mulheres que tiveram um parto cesáreo podem sentir dor, sensibilidade e sensibilidade ao redor da área da incisão. Os pacientes podem ter problemas digestivos temporários durante a cesariana e ter estômagos sensíveis. Se uma cesariana de emergência foi realizada após o trabalho de parto, pode-se esperar dor geral no corpo, dor e dor vaginal após uma cesariana.