
Você pode não se surpreender com a náusea e a exaustão que surgem após um teste de gravidez positivo, mas um gosto amargo na boca é um sintoma de gravidez que você pode não ter previsto. Alterações no paladar, conhecidas como disgeusia, são muito comuns durante a gravidez, com 93% das mulheres experimentando algum tipo de alteração no paladar.
Além do sabor amargo, você também pode experimentar outras mudanças de paladar. Mulheres grávidas costumam reclamar de gosto ruim na boca, rançoso, salgado ou queimado, disse elas.
Um gosto amargo na boca geralmente desaparece no primeiro trimestre, mas há coisas que você pode fazer para superá-lo.
Aqui está o que você precisa saber.
Gosto amargo na boca durante a gravidez
Na maioria das vezes, um gosto amargo na boca (disgeusia) é um efeito colateral inofensivo de todas as mudanças pelas quais seu corpo está passando antecipadamente.
Se você tem um distúrbio do paladar, seus hormônios podem ser os culpados. Além do aumento do estrogênio, níveis elevados de progesterona, prolactina e gonadotrofina coriônica humana (hCG) também podem desempenhar um papel.
"Acredita-se que o rápido aumento de estrogênio no início da gravidez seja o principal motivo.
Inicialmente, alguns cientistas pensaram que os baixos níveis de zinco durante a gravidez poderiam estar relacionados ao gosto amargo, mas os pesquisadores não acreditam mais que seja esse o caso.
A deficiência de zinco geralmente ocorre mais tarde na gravidez, enquanto a disgeusia ocorre principalmente no primeiro trimestre, quando os níveis de zinco são normais.
Gravidez vs disgeusia?
Cada pessoa grávida experimentará distúrbios do paladar de maneira diferente. Também pode variar de gravidez para gravidez na mesma pessoa.
Mesmo certos alimentos podem desencadear um sabor metálico. De fato, um estudo descobriu que 65% das mulheres disseram que seu distúrbio do paladar estava relacionado à percepção de alimentos azedos.
Quanto tempo dura o cheiro metálico?
O cheiro metálico geralmente desaparece no final do primeiro trimestre, quando os níveis hormonais se estabilizam. Outras vezes, pode durar toda a gravidez. Em um estudo, gestantes relataram que sua disgeusia era mais grave no primeiro trimestre.
Algumas amigas gestantes, disse que sua disgeusia foi mais pronunciada por volta de 9 a 12 semanas de gestação e diminuiu no início do segundo trimestre. Ela também notou que sua disgeusia parecia começar quando o enjôo matinal estava pior e desaparecia imediatamente.
-43a5af95.jpg)
-adabceb9.jpg)
Quando você deve se preocupar?
Distúrbios do paladar são extremamente comuns durante a gravidez, com quase todos os futuros pais relatando pelo menos alguma mudança em seu paladar. Além disso, de acordo com os especialistas, geralmente não há motivo para preocupação.
Para garantir a segurança, informe o seu médico se sentir um gosto metálico durante a gravidez. Dessa forma, seu médico pode determinar se está relacionado à gravidez ou a outra condição médica.
Como Reduz o gosto ruim na gravidez
Embora a disgeusia seja inofensiva na maioria dos casos, pode ser irritante. Para remover ou pelo menos diminuir o gosto ruim, o um dos nosso especialista recomenda beber suco cítrico ou limonada, mudar as vitaminas pré-natais e mascar chiclete ou chupar balas.
Ela também recomenda que pessoas com distúrbios do paladar usem creme dental que contenha bicarbonato de sódio e raspem a língua após a escovação.
Saiba que tem alguns ingredientes para ajudar com o distúrbio do paladar , especialmente lascas de gelo, balas de menta sem açúcar ou biscoitos.
Você pode precisar tentar métodos diferentes para ver o que funciona para você. Anotar os momentos em que você experimentou disgeusia, incluindo o que estava fazendo ou comendo, também pode ajudá-lo a identificar um padrão.
Lembre-se, a disgeusia não é o único sintoma de gravidez que afeta seus sentidos.
O coquetel de hormônios que inunda seu sistema e o ajuda a sustentar e desenvolver uma nova vida humana pode fazer você sentir o gosto, o cheiro e até mesmo ouvir coisas diferentes.
Por exemplo, o aumento da retenção de líquidos pode prejudicar a audição. Acredita-se que o apetite e os desejos intensos por certos alimentos sejam causados pelo aumento das necessidades de nutrientes.
Independentemente das mudanças que você experimenta durante a gravidez, tenha certeza de que essas mudanças são temporárias e geralmente desaparecem no segundo trimestre ou pelo menos no final da gravidez.
Paladar afetado tenho que me preocupar?
Se você está grávida e sente um gosto metálico na boca, pode se surpreender na primeira vez que notar. Mas não se preocupe, embora a disgeusia possa ser incômoda e irritante, geralmente não é motivo de preocupação.
Ainda assim, é importante informar ao seu médico como você está se sentindo. Dessa forma, eles podem garantir que está relacionado ao aumento de hormônios no corpo e não ao resultado de uma condição mais grave.