A barriga baixa durante a gravidez é mais comum no terceiro trimestre devido ao aumento do tamanho do bebê. Na maioria dos casos, o abdome inferior é normal durante a gravidez e pode estar relacionado a fatores como fraqueza dos músculos e ligamentos abdominais, gestações anteriores, peso da gestante ou proximidade do parto.
Ainda existem mitos de que o formato da barriga pode indicar se o bebê é menino ou menina, porém, é importante que as gestantes saibam que não existe relação entre a altura da barriga e o sexo do bebê.
No entanto, se uma mulher está preocupada com o formato de sua barriga, ela deve consultar um ginecologista para ver se está tudo bem para ela e seu bebê. Saiba também que sua barriga pode ficar dura durante a gravidez.
Algumas das causas mais comuns de um abdômen baixo podem ser:
1. Força muscular e ligamentar
Um abdômen baixo durante a gravidez pode estar relacionado à força dos músculos e ligamentos que sustentam o útero em crescimento. Algumas mulheres podem ter músculos abdominais fracos ou fracos, fazendo com que o abdômen fique mais baixo à medida que a barriga cresce devido à falta de apoio.
2. Gravidez anterior
Se a mulher já esteve grávida antes, é provável que ela tenha uma barriga baixa na segunda ou terceira gravidez. Isso porque, durante a gravidez, os músculos e ligamentos ficam enfraquecidos e perdem a força para segurar o bebê na mesma altura nas gestações subsequentes.
3. Data aproximada de entrega
A parte inferior do abdômen também pode estar relacionada à posição do bebê. À medida que a gravidez avança, especialmente nos dias que antecedem o trabalho de parto, o bebê pode se mover para baixo para acomodar a área pélvica, resultando em um abdômen inferior.
4. Pose de bebê
Uma barriguinha pequena pode estar relacionada à posição do bebê e pode ser encontrada na posição deitada de lado.
Além disso, em alguns casos, uma barriga baixa pode estar associada ao bebê. Uma altura de fundo inferior ao normal pode significar que o bebê não está crescendo normalmente ou que não há líquido suficiente na bolsa de água.
5. Ganho de peso
Algumas mulheres grávidas que ganham peso durante a gravidez podem notar uma barriga abaixo do normal. Além disso, quanto mais pesado o bebê, maior a probabilidade de a barriga ficar mais baixa.