Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Vale a pena considerar praticar meditação para mulheres grávidas agora mesmo, mesmo que você nunca tenha praticado antes. Além dos muitos benefícios de saúde para você e seu bebê, esta prática não tem efeitos colaterais ou resultados negativos durante a gravidez. Como se costuma dizer, "tentar por nada".

Hora de meditar

Tire um tempo para meditar. Em nossas vidas ocupadas, onde sempre há algo para fazer, uma ligação ou um prazo, priorizar a meditação e outros aspectos do autocuidado é fundamental para aproveitar ao máximo.

Uma das grandes vantagens de meditar durante a gravidez é que você não precisa ser um especialista. Em um mundo competitivo, todos tendem a evitar situações em que não se sentem perfeitos. Na meditação, no entanto, ninguém julgará seu desempenho.

Benefícios da meditação para bebês durante a gravidez

Existem muitas alegações sobre os efeitos positivos da meditação em bebês durante a gravidez, no entanto, ainda não há evidências científicas para apoiar essas alegações.

Esteja aberto a declarações que lhe digam que a meditação reduz defeitos congênitos e complicações durante a gravidez. Geralmente, há uma razão por trás da afirmação "bom demais para ser verdade".

Seu bebê se beneficiará da sua paz de espírito. Os hormônios do estresse materno passam pela barreira placentária e, embora geralmente não tenham efeitos nocivos, a menos que os níveis sejam consistentemente altos, a meditação durante a gravidez pode ser mutuamente benéfica.

A conexão emocional e a conexão podem ser melhoradas através da meditação durante a gravidez. Tirar um tempo de um dia agitado para sentar, pensar, se concentrar e se comunicar com seu bebê, sem dúvida, lhe trará alegria.

Meditação no segundo trimestre

É quando muitas grávidas brilham. Os dias de náusea e exaustão acabaram, e você pode se sentir mais positivo.

Use esse tempo para visualizar o crescimento, o ganho de peso e o movimento do seu bebê. Imagine seu rosto, imagine sua experiência no mundo aquático, coloque as mãos na barriga, tente sentir seus membros, tenha uma conversa tranquila com seu bebê ou apenas envie pequenas mensagens psicológicas para ele.

Este é o primeiro trimestre e você sentirá seu bebê se mexer. Para as mulheres que já deram à luz, isso acontecerá por volta da semana 15 e para as mulheres que estão grávidas pela primeira vez, pode ser por volta da semana 18. Veja aqui mais detalhes sobre o segundo trimestre.

Conselhos de meditação para gestantes

  • Encontre uma posição que seja confortável para você, sentado ou deitado. Primeiro, certifique-se de ir ao banheiro para beber água, nada atrapalha mais a meditação do que o desconforto físico.
  • Desconecte seu telefone e silencie seu telefone. Este é um momento só para você e seu bebê, e o resto do mundo terá que esperar por você pela próxima meia hora.
  • Tente alocar esse tempo no mesmo horário todos os dias. Isso irá ajudá-lo a permanecer no modo regular e evitar que outras missões se envolvam e assumam o controle de tempos em tempos.
  • Encontre um lugar tranquilo e livre de distrações. Crie uma área de estar ou um lugar onde você possa se deitar e ficar muito confortável. Lembre-se de que o objetivo da meditação não é dormir, mas alcançar um estado de relaxamento profundo e calma.
  • Certifique-se de que a sala que você escolher seja bem ventilada e a uma temperatura agradável, é improvável que você obtenha todos os benefícios se estiver tremendo ou suando.
  • Tente posições diferentes, deitada ou sentada, e você pode achar que algumas são melhores que outras, dependendo do estágio da gravidez e dos sintomas.
  • É conveniente que seu local de meditação esteja livre de distrações como TV, rádio, computador e telefone. É importante não ser interrompido.
  • Seja paciente ao aprender a meditar. Como qualquer coisa nova, pode levar algumas semanas para se acostumar.
  • Não tente empurrar todos os pensamentos para fora de sua cabeça, se eles voltarem, deixe-os entrar em sua consciência e libere-os facilmente. Fugir dos problemas só criará mais tensão e estresse.
  • Não pense que você deve uma explicação à sua família e amigos. Alguns abraçam a meditação, enquanto outros a veem como um sonho hippie, “para o importante, não precisa de explicação, para o sem importância, tudo bem”, então faça o que achar certo para você e seu bebê.
  • Considere meditar com uma amiga ou outra futura mãe. Eles podem procurar um professor de meditação ou médico para orientá-los e compartilhar o custo.
  • Pode demorar um pouco para sentir que você está relaxado, então não fique nervoso, a prática leva à perfeição.
  • Quando você medita, você pode sentir seu bebê se mexer. Durante um dia agitado, esta pode ser a primeira vez que você realmente percebe os movimentos do seu bebê. Coloque as mãos na barriga e tente sentir a conexão entre o cérebro, as mãos e o bebê.
  • Fechar os olhos durante a meditação ajudará a bloquear quaisquer estímulos externos e minimizar as distrações.
  • Considere baixar o aplicativo de ioga ou comprar um CD ou DVD, usando fones de ouvido e seguindo as instruções.
  • Evite meditar após as refeições, você pode se sentir cansado. Além disso, evite a meditação quando estiver muito cansado, com fome ou com sede, ou distraído por assuntos urgentes.