Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Sabemos que a maternidade é um sonho que muitas mulheres carregam, porém a vida reprodutiva é um dos empecilhos que algumas acabam encontrando e tendo que lidar. Especialmente por conta do mercado de trabalho, hoje em dia, muitas mulheres acabam tendo que optar por ser mãe tardiamente. 


Dados do Ministério da Saúde apontam que em 2015, a quantidade de mulheres que foram mães depois dos 40 anos de idade aumentou 49,5% em 20 anos. Passando de mais de 51 mil casos de 1995 para pouco mais de 77 mil. Sendo 72 mil entre 40/44 anos e cerca de 4 mil aos 50.


Consequentemente, surge a pergunta: é possível engravidar durante a menopausa? 


Entendendo a menopausa

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é possível sim (apesar de ser muito difícil) ocorrer uma gravidez durante a menopausa. 


Nesses casos, o período de gestação é acompanhado pelo médico de forma mais rigorosa e mais próxima, uma vez que após atingir os 40 anos de idade, já será considerada uma gravidez de risco. 


Já a partir dos 35 anos mais ou menos, a fertilidade da mulher começa a diminuir progressivamente, ocorrendo possivelmente irregularidades menstruais e em alguns casos osteoporose. 


Nesse estágio, se inicia o que é denominada de perimenopausa, - a transição entre a fertilidade baixa e o seu fim - que tem duração de aproximadamente 5 anos.

Fertilização in vitro

Apesar de que, durante o período da menopausa não há a produção de óvulas de modo natural, o útero jamais envelhece.


Sendo assim, por meio de fertilização in vitro é possível que um embrião seja introduzido no útero, com óvulos próprios congelados ou doados.


Em um laboratório, os especialistas realizam a fecundação unindo o óvulo com o esperma, após a fertilização, o óvulo é colocado numa incubadora durante 48 a 72 horas. Com isso, as células se desenvolvem até a formação do embrião, onde o médico irá implantar em seguida no corpo da mulher. 


É de ressalvo que esse tipo de procedimento impede que embriões se desenvolvam com alterações cromossômicas (como Síndrome de Down) ou outros tipos de transtornos que poderiam causar um aborto ou doenças graves.


É importante lembrar que, caso você esteja entrando na menopausa e deseja iniciar uma gravidez, é imprescindível a consulta por um especialista, que irá avaliar melhor o seu caso.