Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

A prática do exercício físico melhora a qualidade de vida, controla e diminui o peso, diminui o risco de doenças, combate a ansiedade, insônia, entre outros benefícios.

 Posso garantir que faz bem para a saúde em qualquer idade da vida!

Para uma mulher que descobre que está grávida, praticar exercícios físicos só trazem benefícios para a saúde dela e do bebê.


Porém antes de iniciar a prática dos exercícios em si, é importante que a futura mamãe procure um profissional da saúde para que seja realizada uma avaliação.

 Dessa forma, será possível orientar e indicar as melhores atividades a serem feitas, mediante histórico médico, uso de medicamentos e condição física atual.

 Mesmo aquelas mulheres que já possuem um histórico de realizar exercícios físicos regularmente, ainda será necessário a consulta com um profissional. 

Na gestação

Na gestação, é importante que a futura mamãe pratique alguns exercícios que estimulem a capacidade cardiorrespiratória e a força muscular.

 Alguns desses exercícios são: caminhada, dança, yoga, musculação leve, natação, entre outros.


Já outros exercícios não são recomendados por serem arriscados, alguns deles são: prática de andar a cavalo e bicicleta (devido ao risco de queda), futebol e corrida.

Porém, a gestante precisa ter cuidado na hora de escolher um ou mais exercícios para praticar, pois ela precisa fazer algo que lhe dê prazer e satisfação e também que se encaixe na sua rotina.

Durante a execução desses exercícios, é fundamental que a gestante tenha além do acompanhamento médico, um acompanhamento de um profissional da educação física, pois é importante que este profissional oriente e supervisione o ritmo da prática dos exercícios, para que não haja nenhum esforço desnecessário que possa colocar a gravidez em risco.

Exercícios para fazer pós-parto

Já no pós-parto, a mulher passou e está passando por inúmeras mudanças no corpo, na mente e na rotina.

A rotina de uma mulher que acabou de ter um bebê é modificada totalmente, pois nas primeiras semanas, o bebê exige bastante atenção e cuidado. 

Então, é necessário iniciar a prática de exercícios de forma moderada, principalmente se ela passou por um parto do tipo cesariana, pois o parto do tipo normal a recuperação costuma ser mais rápida. 


Além disso, é preciso ver o histórico – se ela ficou mais tempo que o previsto no hospital devido alguma complicação no parto, por exemplo. 

Porém em ambos os casos do tipo de parto, é extremamente necessário e altamente recomendado que a nova mamãe realize esses exercícios de forma mais leve possível.

Isso deve ser feito com cautela para que não haja nenhuma complicação no seu corpo, e sempre com acompanhamento de um profissional.

Sem acompanhamento e com uma carga intensa, há um risco da mulher ser afetada até na quantidade e na qualidade do leite materno. 

No caso de partos normais, alguns exercícios recomendados no início são: caminhadas leves, pilates e yoga.


Exercícios na água e musculação não são recomendados para evitar problemas no colo uterino.

Já no caso de partos cesáreos, os exercícios recomendados no início são:

  •  Pilates;
  •  Yoga;
  •  Ginástica;

Essas atividades trabalham de forma localizada, isso ajuda muito no processo de cicatrização da cirurgia que é feita em um parto do tipo cesariana.



Conclusão

Após 60 dias após o parto, as atividades físicas estão liberadas, pois o corpo da mulher já passou pelo processo de recuperação. 

 Porém, é importante sempre manter o acompanhamento e auxílio dos profissionais de saúde. 

 Lembre-se que os exercícios precisam estar de acordo com o estado atual do organismo!