Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Parabéns pela sua gravidez. Embora cada gravidez seja diferente, as mulheres grávidas passam por três fases comuns durante os nove meses de gravidez, chamadas trimestre.

A melhor maneira de garantir uma gravidez e um bebê saudáveis é fazer consultas pré-natais regulares com um profissional de saúde durante a gravidez. Esses exames incluirão exames gerais de saúde e check-ups para monitorar sua gravidez e seu bebê e prepará-la para o nascimento de seu bebê. Para encontrar um prestador de cuidados de gravidez que atue num Centro para Mães e Bebés perto de si, consulte a nossa ferramenta Encontre um Provedor.

Vale lembrar que o Centro Mãe Bebê não oferece atendimento pré-natal. Um centro para mães e bebês é onde você faz o parto. Se você tiver dúvidas sobre sua gravidez e cuidados de saúde durante esse período, entre em contato diretamente com seu médico e clínica de gravidez.

1.º TRIMESTRE: 0 A 3 MESES

Embora você ainda não “pareça” grávida, seu corpo está desenvolvendo a placenta, acrescentando tecido mamário, produzindo líquido amniótico e aumentando o volume sanguíneo, tudo em um esforço para criar e nutrir seu bebê. Muitas mulheres grávidas apresentam sintomas físicos como fadiga, náusea, enjôo matinal, sensibilidade nos seios, micção frequente e tontura.

  • Saiba mais sobre o seu primeiro trimestre com as listas de tarefas da Allina Health e os guias semanais de desenvolvimento do bebê.
  • Obtenha mais informações com nossa lista de verificação dos primeiros três meses.

Quando é a data prevista para o nascimento do bebê? Calcule sua data de vencimento.

Preparando-se para sua primeira consulta pré-natal? Saiba o que esperar e que perguntas fazer na sua primeira consulta pré-natal.

2.º TRIMESTRE: 4 A 6 MESES

No quarto mês, suas náuseas podem diminuir e seus níveis de energia retornarem. É durante esse período que sua gravidez pode ser mais óbvia para outras pessoas e você pode descobrir que as roupas que normalmente usa começam a ficar desconfortáveis. Não é incomum sentir azia, indigestão e prisão de ventre durante o segundo trimestre. Outras queixas podem incluir varizes, hemorróidas, falta de ar e cãibras nas pernas.

  • Saiba mais sobre o seu segundo trimestre com as listas de tarefas da Allina Health e os guias semanais de desenvolvimento do bebê.
  • Obtenha mais informações com nossa lista de verificação do segundo trimestre: Cuidando da sua gravidez.

 3.º TRIMESTRE: 7 A 9 MESES

O último trimestre da gravidez pode trazer algum desconforto à medida que o bebê continua a crescer e se desenvolver, precisando se alongar e se movimentar mais para encontrar espaço no útero cada vez mais contraído.

Assim que o terceiro trimestre começar, as mulheres grávidas poderão consultar o médico a cada duas semanas até as 36 semanas, quando poderão consultar o médico uma vez por semana.

  • Saiba mais sobre o seu terceiro trimestre com as listas de tarefas da Allina Health e os guias semanais de desenvolvimento do bebê.
  • Obtenha mais informações com nossa lista de verificação do terceiro trimestre: Preparando-se para o seu bebê.

4.º trimestre: 12 semanas após o nascimento

As primeiras doze semanas após o nascimento do bebê são chamadas de “quarto trimestre”. Seu corpo e sua mente ainda estão passando por grandes mudanças associadas ao nascimento e à experiência do nascimento. Este pode ser um momento vulnerável para os novos pais. Você pode sentir alterações de humor ou depressão pós-parto, bem como exaustão e estresse associados ao cuidado de um recém-nascido.

À medida que sua família encontra sua nova rotina, conte com seu sistema de apoio durante as primeiras semanas. 

Para saber mais sobre as emoções pós-parto, clique aqui.