Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

A gravidez é um período que provoca inúmeras alterações no corpo da mulher. Essa mudança é natural e essencial para o desenvolvimento saudável dos bebês. A secreção hormonal aumenta, os seios ficam maiores, as nádegas ficam maiores, o rosto fica mais redondo, a barriga fica maior a cada dia. 

No entanto, essa mudança também pode produzir uma variedade de sintomas, especialmente no primeiro trimestre da gravidez. Entre eles, os mais relatados são náuseas e desejos estranhos por certos tipos de alimentos.

O que é enjôo matinal?

No primeiro trimestre da gravidez, a maioria das mulheres (cerca de 80%) apresenta um dos sintomas mais típicos da gravidez: náuseas.

Este sintoma ocorre principalmente pela manhã e é denominado enjoo matinal. No entanto, também pode aparecer a qualquer outra hora do dia, com ou sem vômitos e alterações no olfato e no paladar.

Normalmente, os sintomas começam na 5ª semana e terminam no segundo trimestre. No entanto, antes de o bebê nascer, um pequeno número de mulheres continuará a se sentir mal. Além disso, a gravidade do enjôo varia de pessoa para pessoa.

A náusea pode ser tão forte que é impossível sair e trabalhar, e muitas vezes vomita. Porém, em outros casos, são cautelosos e ocorrem em um curto período de tempo para não interferir nas atividades diárias das mulheres.

 Por que as mulheres grávidas se sentem mal?

Mas por que o enjôo é tão comum durante a gravidez? No momento, não há uma resposta definitiva para essa pergunta, pois os fatores envolvidos não foram totalmente esclarecidos. Porém, acredita-se que os motivos que podem explicar a ocorrência desse sintoma sejam diferentes. Conheça alguns deles abaixo:

 Mudanças hormonais

Um dos principais motivos da náusea são as mudanças hormonais que ocorrem durante esse período tão especial da vida da mulher. Novos hormônios começam a aparecer no sangue de mulheres grávidas. Uma delas é a gonadotrofina coriônica-HCG, produzida e secretada pela placenta e a principal responsável pelo desenvolvimento saudável da gravidez.

Porém, além de sua função natural, esse hormônio também retarda a digestão dos alimentos. Como resultado, o tempo de esvaziamento do estômago aumenta, fazendo com que o alimento permaneça mais tempo no estômago, causando náuseas.

Além disso, o corpo aumentará rapidamente a produção de estrogênio e progesterona, o que também mudará o movimento do trato digestivo e causará náuseas.

Fatores emocionais

Outro fator que pode ajudar os ataques de náusea são as mudanças de humor da mulher durante a gravidez. Seus corpos passam por uma série de transformações e, além disso, precisam aprender a lidar com os desafios que surgem no cuidado e na criação dos filhos.

Essa situação torna a gestante ansiosa, cheia de ansiedade, dificulta a alimentação e favorece a ocorrência de enxaqueca tensional. Esses fatores aumentam a probabilidade de náuseas.


Como evitar esse sintoma?

Algumas medidas preventivas podem ser tomadas para prevenir a ocorrência de náuseas, ou pelo menos reduzir a frequência e a gravidade de sua ocorrência. Dentre eles, podem ser citados os seguintes pontos:

  • Não se exponha a cheiros fortes, como perfumes e produtos de limpeza, pois podem causar náuseas;
  • Evite movimentos repentinos, como levantar ou mover a cabeça rapidamente;
  • Coma uma vez a cada três horas, evite ingerir grandes quantidades de comida por vez e concentre-se em porções pequenas;
  • Evite sabores e cheiros gordurosos, picantes ou muito fortes;
  • Não fique com fome por muito tempo, porque a fome pode causar náuseas;
  • Evite ir para a cama imediatamente após as refeições;
  • Não coma quando estiver muito perto da hora de dormir;
  • Evite locais muito quentes.

 E quanto aos desejos por comida durante a gravidez?

Outro sintoma que chama a atenção durante a gravidez é o desejo de algumas mulheres por comidas exóticas ou que não comem com frequência. O desejo de comer um determinado alimento aparecerá repentinamente e, na maioria dos casos, esse desejo é muito forte e deve ser saciado imediatamente.

Algumas mulheres grávidas desejam uma mistura incomum - para não dizer estranha - de alimentos mistos, como alimentos salgados e certas sobremesas. Por outro lado, algumas mulheres começam a sentir um forte desejo por alimentos ácidos ou doces, aumentando a ingestão de limões, abacaxis, laranjas, doces e bolos.

Outras começam espontaneamente a gostar de alimentos que não comiam antes da gravidez ou a não gostar de alimentos de que gostavam. No entanto, isso não é uma regra e muitas mulheres grávidas nem mesmo apresentam esse sintoma.

Por que acontece a mudança de sabor?

O motivo da mudança de gosto não é totalmente compreendido. No entanto, existem algumas teorias. Entenda o seguinte:

 Mudanças hormonais

Aqui, mais uma vez, as pessoas acreditam que as mudanças hormonais podem ter um impacto sobre um desejo tão forte por comida. Isso porque os hormônios têm a capacidade de alterar o paladar e o cheiro.

Deficiência nutricional

No entanto, alguns profissionais acreditam que o desejo por certos tipos de alimentos pode estar relacionado a deficiências nutricionais específicas. Portanto, ao desejar comida, o corpo pode sinalizar uma falta de vitaminas ou proteínas.

A ligação entre o desejo por chocolate e a falta de magnésio é um bom exemplo. E quer comer carne vermelha que não tem proteína.

Problemas emocionais

Outra teoria desses desejos estranhos são as necessidades emocionais das mulheres grávidas durante este período da vida. Quando seu desejo por comida é satisfeito, a mulher se sente bem-vinda. Portanto, ela, sem saber, queria comer alguma coisa para chamar a atenção de sua família.

Vê como diferentes fatores explicam náuseas e desejos estranhos durante a gravidez? Apesar dos problemas, esses sintomas são normais.

Para acompanhar nossas postagens sobre gravidez, siga o conteúdo do blog e siga a Emagrecer Mamãe fit nas redes sociais.