Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

A azia é uma condição muito comum durante a gravidez, afetando 17% a 45% das gestantes. Mas o que causa dor de estômago durante a gravidez e quais são os remédios?

A dor do primeiro trimestre

A dor de estômago é mais comum no início da gravidez, e as alterações hormonais podem desencadear as náuseas e vômitos do enjoo matinal. Neste caso, indigestão e constipação podem contribuir para azia.

Dor no segundo trimestre

A dor de estômago geralmente desaparece no segundo e segundo trimestre, por volta da semana 20. Essa é a fase positiva da gravidez: a barriga ainda não está pesada demais para comprimir o estômago e a cárdia, a válvula que impede que os alimentos ingeridos entrem no esôfago, causando o refluxo. Azia, no entanto, pode ocorrer ocasionalmente, especialmente quando você come alimentos muito pesados e difíceis de digerir, ou se você é excessivamente viciado em café.

Dor de estômago no final da gravidez

No terceiro trimestre, a dor abdominal pode retornar à medida que o útero começa a se expandir e exerce uma enorme pressão sobre os órgãos e o estômago.

Se a dor de estômago no terceiro trimestre estiver associada a outros sintomas (como coceira, febre, náusea ou vômito, sangramento vaginal), pode indicar um problema mais sério.

O que fazer?

Se a causa for o refluxo, os médicos podem prescrever antiácidos que podem ser tomados durante a gravidez, como antiácidos, mas também produtos à base de ácido algínico: é uma substância que se transforma em gel no estômago, cria um mecanismo de barreira e protege o esôfago mucosa dos sucos gástricos.

Também vale a pena experimentar o chá de camomila, não quente, mas morno, ou chá de ervas.

Fórmulas à base de bicarbonato de sódio ou carbonato de cálcio também podem ser usadas para neutralizar o ácido estomacal para aliviar a azia.

Dor de estômago durante a gravidez, possíveis causas

As causas mais comuns de dor de estômago incluem:

  • Constipação e constipação: No primeiro trimestre, é causada principalmente por alterações hormonais, enquanto no terceiro trimestre, está associada à pressão exercida pelo abdômen e à distensão uterina.
  • Refluxo: Um sintoma comum do refluxo gástrico é uma sensação de queimação no coração, causada pela progesterona: esse hormônio reduz a fluidez e a motilidade do estômago, o que aumenta o tempo que leva para o estômago esvaziar, permitindo que os alimentos permaneçam no estômago Mais tempo e em contato com sucos gástricos e esôfago pode causar refluxo. Além disso, à medida que a gravidez avança e o útero cresce, o problema pode piorar devido à pressão no trato digestivo. O refluxo pode piorar na hora de dormir: o refluxo ácido pode causar dor que pode se espalhar para o peito e causar uma sensação de queimação.
  • Estrias: O estiramento clássico da pele está associado à formação das estrias incômodas durante a gravidez, que causam superficialmente coceira e tensão na pele, mas também uma leve queimação e dor no estômago.
  • Dor abdominal e muscular: A faixa muscular abdominal deve se expandir e esticar para dar espaço ao feto em crescimento e mover o útero, o que pode facilmente causar dor muscular.


Dor de estômago durante a gravidez, quando se preocupar

As alterações hormonais associadas à gravidez podem levar a uma condição chamada colestase da gravidez. Para a maioria das mulheres, o primeiro sintoma é a coceira. Algumas pessoas também experimentam dor abdominal superior associada a náuseas, vômitos ou amarelecimento dos olhos ou da pele.

Vá para a sala de emergência ou ligue para o seu médico imediatamente:

  • Dor abdominal intensa na parte superior do estômago, especialmente no lado direito ou se a dor for insuportável
  • dor abdominal com sangramento vaginal
  • contrações regulares
  • dor abdominal e febre
  • Sintomas de pressão alta, como tontura, dificuldade para respirar, dor de cabeça intensa ou fadiga intensa
  • Comichão, amarelecimento ou vómitos da pele ou dos olhos.

Remédios para dor de estômago durante a gravidez

Algumas dicas úteis para aliviar a dor de estômago durante a gravidez:

  • Comer alimentos ricos em fibras pode ajudar;
  • Sente-se reto por meia hora depois de comer;
  • mastigue devagar;
  • durma com um travesseiro para manter a cabeça e os ombros mais altos que o corpo;
  • Use roupas confortáveis que não apertem a barriga;
  • Tomar laxantes leves pode ajudar se você sofre de constipação, mas é sempre importante conversar com seu ginecologista antes de tomar qualquer medicamento e qualquer tipo de suplemento;
  • No caso do refluxo, pode ser útil tomar medicamentos antirrefluxo vendidos sem receita, fazer refeições pequenas e frequentes e eliminar alimentos ácidos da dieta: aumentar a ingestão de vitaminas B1 e B2 pode ajudar a controlar a acidez;
  • Para estrias, tome banho em água morna para aliviar o desconforto e massageie a pele com óleos elásticos desenvolvidos para a primeira semana de gravidez até o pós-parto;
  • Para dores relacionadas aos músculos abdominais, recomenda-se repouso e alongamento suave, massageando a área para aliviar a tensão e a pressão muscular.

Perguntas e respostas

O que comer com dor de estômago durante a gravidez?

São indicados remédios naturais à base de ácido algínico, que forma uma barreira protetora no estômago e protege a mucosa do esôfago dos sucos gástricos, ou produtos à base de bicarbonato de sódio ou carbonato de cálcio são indicados.

Quando meu estômago dói?

A azia típica pode ser causada por refluxo, a subida dos sucos gástricos do estômago para o esôfago, mas também pode ser causada por uma dieta incorreta e maus hábitos.

Como tratar a gastrite durante a gravidez?

Em casos mais graves de refluxo, os médicos podem prescrever medicamentos antirrefluxo que são seguros mesmo durante a gravidez.