
Acha que pode estar pronta para o seu segundo filho? Aqui estão algumas coisas a considerar ao se preparar para sua segunda gravidez.
Se você está planejando ter vários filhos ou recentemente começou a surtar com a ideia de dar um irmão ao seu filho, é oficial: você tem um segundo filho em seu cérebro.
A ideia de criar uma família é empolgante, mas também levanta muitas questões: como saber se você está realmente pronto? Se seu primeiro filho está apenas tomando forma na infância, os benefícios de ter dois superam o caos e a exaustão - ou vale a pena esperar?
Claro, não há respostas certas ou erradas. No entanto, há muitas questões que você pode considerar para ajudá-lo a decidir, bem como sugestões sobre o que fazer se a tentativa não sair exatamente como planejado.
Como decidir se quer ter um segundo filho
Agora que seu bebê passou de carinho para uma criança que anda e fala, você pode estar se perguntando se é hora de um segundo bebê. Embora apenas você e seu parceiro possam decidir o momento ideal para separar as crianças de sua família, as seguintes perguntas podem ajudá-lo a encontrar o que funciona melhor para você e seu grupo:
- Você sente falta de ter filhos com idades próximas que podem brincar uns com os outros?
- Você quer enfrentar outro dia de rotação de fraldas e noite sem dormir o mais rápido possível?
- Você prefere espaçar suas gestações para poder aproveitar os primeiros anos de vida de cada filho sem interrupção?
- Você gosta da ideia de separar seus filhos o suficiente para minimizar o risco de rivalidade entre irmãos e estágios de desenvolvimento muito semelhantes (como dois filhos ou dois adolescentes em uma família)?
Se você respondeu sim às duas primeiras perguntas, provavelmente está pronto para começar a ter o segundo bebê. Se você respondeu sim às duas últimas perguntas, espere um pouco antes de começar a se preparar para sua segunda gravidez.
Obviamente, há outros fatores a serem considerados ao decidir quando ter um segundo filho: a situação financeira de sua família, as opções dos pais e as responsabilidades profissionais.
Não importa qual esquema de espaçamento você escolha, haverá alegrias e armadilhas. Por exemplo, se você tem uma dupla de fraldas, eles vão se divertir muito quando chegarem à pré-escola. Além disso, você não precisa procurar diferentes tipos de brinquedos ou atividades para entretê-los.
Mas lembre-se de que irmãos muito próximos podem ser cansativos e competitivos. Os primeiros anos são os mais exigentes para os pais - mas, novamente, eles terminam rapidamente (embora não pareça assim na época).
Por outro lado, manter seus filhos fora do trabalho físico permite que você se concentre em cada criança. O outro lado de separar as crianças é que elas podem estar menos dispostas a serem companheiras de brincadeiras - e não há garantia de que você terá menos brigas. No total, você passa mais tempo como um pai ativo - o que pode ser positivo ou negativo, dependendo de seus planos futuros.
Preparando-se para uma segunda gravidez
Assim como você quer ser o mais saudável possível até ter seu primeiro filho, você quer ser o mais saudável possível até a segunda gravidez. Isso não significa necessariamente ir à academia todos os dias (vamos ser sinceros, isso é difícil de fazer com uma criança!), Mas significa garantir que seu corpo tenha tempo suficiente desde a primeira recuperação de uma gravidez.
O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas (ACOG) recomenda que as mulheres tentem evitar a gravidez por 6 meses após o parto e, idealmente, esperem pelo menos 18 meses para dar tempo ao corpo de recuperar as vitaminas empobrecidas e voltar ao normal. método de parto.
Converse com seu obstetra/ginecologista. Se você está comendo bem, seu médico é bom e você está se sentindo com energia suficiente para passar por sua segunda gravidez, não há razão para não ter seu segundo filho antes.

-21df5834.jpg)
Segunda Gravidez
Você sabe o que esperar desta vez. Mas isso não significa que você sentirá exatamente o mesmo. (Não apenas porque você não tem esses nervos de novato!) Cada gravidez é diferente e, de fato, uma segunda gravidez é muito diferente biologicamente da primeira.
Mas antes de lidar com os altos e baixos de ter um segundo bebê, você precisa engravidar. Para alguns casais, conceber o bebê número dois é tão rápido e fácil quanto ter o bebê número um. Mas também pode haver algumas lombadas que surpreendem muitos casais.
O que fazer se você estiver tendo problemas para engravidar pela segunda vez
É fácil pensar que uma segunda gravidez é moleza. Muitas vezes, é! Mas mais casais realmente experimentam infertilidade secundária - infertilidade que se desenvolve depois que você teve pelo menos um filho - do que infertilidade primária (infertilidade pela primeira vez).
Na maioria dos casos, a infertilidade secundária é causada pelos mesmos fatores que podem ter dificultado a concepção pela primeira vez, como idade, peso e condições como endometriose, miomas ou síndrome dos ovários policísticos (SOP).
O conselho para lidar com isso é o mesmo: se você tem menos de 35 anos e não consegue engravidar após um ano de tentativas, consulte seu médico. Se você tem mais de 35 anos, consulte seu médico se não conseguir engravidar em seis meses.
O problema também pode ser causado por problemas ocorridos durante uma gravidez ou parto anterior, como um trauma de parto que danificou o útero ou outros problemas uterinos. Se for esse o caso, vale a pena conversar com seu médico antes de tentar engravidar pela segunda vez. Ele ou ela pode informar quais são suas chances de conceber naturalmente, aconselhá-la sobre possíveis fatores de risco para uma segunda gravidez e informá-la se e quando você deve procurar ajuda para fertilidade.
A sua saúde durante a sua segunda gravidez
Mesmo que o resultado final valha 1.000% a pena, não há como negar que a gravidez e o parto podem afetar você fisicamente e emocionalmente. Bebês sucessivos podem sobrecarregá-la e estressá-la por vários motivos, mas também há muitas vantagens em ter um segundo bebê. Veja como uma segunda gravidez pode afetar sua saúde:
Vantagens da segunda gravidez
- Seu primeiro filho pode sobreviver à sua segunda gravidez. Isso significa que você terá mais exercícios de que precisa sem perder tempo agendando exercícios!
- Você provavelmente não tem tempo para agonizar sobre cada sintoma de gravidez porque estará ocupado o tempo todo.
- Você está no fundo da maternidade agora, então não ficará tão chocada com as mudanças na vida quanto quando teve seu primeiro filho.
Desvantagens da segunda gravidez
Durante sua segunda gravidez, você não poderá descansar tanto quanto gostaria porque seu primogênito clama por sua atenção quase constante.
Se você teve seu primeiro bebê por cesariana, pode ser difícil para você ter um parto fácil entre 18 meses e dois anos.
Se você estiver amamentando durante a segunda gravidez, estará alimentando não um, mas dois bebês, portanto, precisará tomar cuidado extra para manter altos níveis nutricionais.
Embora seu médico possa lhe dar luz verde para conceber antes que seu filho mais velho complete 18 meses, ainda vale a pena dar ao seu corpo algum espaço para respirar se você estiver se sentindo bem.
Gerencie suas finanças durante sua segunda gravidez
Você viu em primeira mão como ter um bebê pode afetar seu orçamento. Mas quando você está pensando em adicionar outro filhote à sua ninhada, há algumas coisas extras a considerar. pergunte a si mesmo:
- Se você trabalha fora de casa, seu orçamento ficará apertado se você tiver que tirar uma segunda licença maternidade não remunerada ou passar menos tempo com um segundo filho?
- Você é uma dona de casa querendo voltar ao trabalho após sua segunda gravidez?
- Sua casa agora pode abrigar outro corpinho ou você precisará se mudar para uma casa maior (e mais cara) para acomodar sua família em crescimento?
- Você pode usar o equipamento do bebê que já possui (berço, cadeirinha, carrinho) ou seu primeiro bebê ainda o usará, exigindo que você compre um segundo conjunto de itens essenciais?
Ter um segundo filho será uma despesa adicional, não importa quando, mas o momento do seu segundo filho pode ter um grande impacto em quanto você gasta extra. Você e seu parceiro podem querer fazer um orçamento doméstico inicial para ver o que podem pagar em um futuro próximo e distante para ajudá-los a decidir.
Há muitos fatores a serem considerados ao ter um segundo filho, mas, no final das contas, tentar ou adiar ambos agora tem seus prós e contras. Portanto, não se preocupe muito em escolher o momento perfeito. Provavelmente, você sabe lá no fundo o que funciona para você e sua família de três ou quatro pessoas.