Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Seu recém-nascido pode ser sua prioridade número um, mas os cuidados pós-parto também são importantes. Da dor ao corrimento, o que esperar na recuperação do parto vaginal.

A gravidez muda seu corpo de mais maneiras do que você pode imaginar. E não para quando o bebê nasce. Aqui está o que esperar, física e emocionalmente, após um parto vaginal.

dor vaginal

Se você tiver uma laceração vaginal ou se o seu médico fizer uma incisão durante o trabalho de parto, a incisão pode ser dolorosa por várias semanas. Lágrimas maiores podem demorar mais para cicatrizar. Para reduzir o desconforto durante a recuperação:

  • Sente-se em um travesseiro ou anel acolchoado.
  • Resfrie a área com uma bolsa de gelo ou coloque uma compressa fria de hamamélis entre o absorvente higiênico e a área entre a abertura vaginal e o ânus (períneo).
  • Use uma garrafa para derramar água morna sobre o períneo ao urinar.
  • Sente-se por cinco minutos em um banho morno apenas o suficiente para cobrir seus quadris e nádegas. Use água fria se achar mais calmante.
  • Tome analgésicos de venda livre. Pergunte ao seu médico sobre sprays ou cremes anestésicos, se necessário.
  • Converse com seu médico sobre o uso de amaciantes de fezes ou laxantes para prevenir a constipação.

Informe o seu médico se tiver dor intensa, persistente ou agravada. Isso pode ser um sinal de infecção.

Corrimento vaginal

Após o parto, você começará a eliminar as membranas mucosas superficiais que revestiam seu útero durante a gravidez. Seu corrimento vaginal consistirá dessa membrana e sangue por várias semanas. Nos primeiros dias, a secreção será vermelha e espessa. Em seguida, diminui e torna-se cada vez mais aguado, de marrom rosado a branco amarelado.

Entre em contato com seu médico se tiver sangramento vaginal grave - embeber um absorvente higiênico em menos de uma hora - especialmente se for acompanhado de dor pélvica, febre ou sensibilidade.

Contrações e comportamento

Nos primeiros dias após o parto, você pode sentir contrações ocasionais, às vezes chamadas de dor nas costas. Essas contrações - que geralmente parecem cólicas menstruais - ajudam a prevenir o sangramento excessivo ao contrair os vasos sanguíneos no útero. A dor pós-parto é comum durante a amamentação devido à liberação do hormônio ocitocina. Seu médico pode recomendar um analgésico de venda livre.

Incontinência urinária na gravidez

Gravidez, trabalho de parto e parto vaginal podem sobrecarregar ou danificar os músculos do assoalho pélvico que sustentam o útero, a bexiga e o reto. Isso pode fazer com que você passe algumas gotas de urina ao espirrar, rir ou tossir. Esses problemas geralmente melhoram em algumas semanas, mas também podem ser de longo prazo.

Além disso, use absorventes higiênicos e faça exercícios para os músculos do assoalho pélvico (Kegels) para ajudar a tonificar os músculos do assoalho pélvico e controlar a bexiga. Ao fazer os exercícios de Kegel, imagine que você está sentado em uma bola de gude e aperte os músculos pélvicos como se estivesse levantando a bola de gude. Tente por três segundos de cada vez, conte até três e relaxe. Pratique 10 a 15 vezes seguidas, pelo menos 3 vezes ao dia.

Hemorróidas e movimentos intestinais

Se você tiver dor ao evacuar e sentir inchaço perto do ânus, pode ter veias inchadas (hemorróidas) no ânus ou na parte inferior do reto. Para aliviar o desconforto durante a cicatrização de hemorróidas:

  • Use um creme ou supositório para hemorróidas de venda livre que contenha hidrocortisona.
  • Use um absorvente que contenha hamamélis ou um anestésico.
  • Mergulhe a área anal em água morna por 10 a 15 minutos, 2 a 3 vezes ao dia.

Se você está evitando evacuar por medo de machucar seu períneo ou piorar a dor de suas hemorróidas ou ferida de episiotomia, tome medidas para manter suas fezes moles e regulares. Coma alimentos ricos em fibras - incluindo frutas, vegetais e grãos integrais - e beba muita água. Pergunte ao seu médico sobre amaciantes de fezes, se necessário.

Seios macios

Nos primeiros dias após o nascimento, seus seios podem parecer cheios, firmes e sensíveis (inchados). A amamentação frequente em ambas as mamas é recomendada para prevenir ou minimizar o ingurgitamento.

Se seus seios - incluindo olheiras na pele ao redor dos mamilos - estiverem inchados, seu bebê pode ter dificuldade para mamar. Para ajudar seu bebê a pegar, você pode extrair uma pequena quantidade de leite materno manualmente ou com uma bomba tira leite antes de alimentar seu bebê. Para aliviar o desconforto da mama, use um pano quente ou tome um banho morno antes de amamentar ou extrair. Facilita a saída do leite. Coloque um pano frio no peito entre as mamadas. Analgésicos de venda livre também podem ajudar.

Se você não estiver amamentando, use um sutiã de apoio, como um sutiã esportivo. Não extraia ou extraia leite, isso fará com que seus seios produzam mais leite.

Queda de cabelo e alterações na pele

Durante a gravidez, níveis hormonais elevados significam que o cabelo cresce mais rápido do que cai.

O resultado geralmente é um cabelo extra exuberante - mas agora é hora de pagar o preço.

Após o parto, você experimentará queda de cabelo por até cinco meses.

As estrias não desaparecem após o parto, mas eventualmente desaparecem do vermelho para o prateado. A pele que escurece durante a gravidez – como as manchas escuras no rosto – também desaparece lentamente.

Mudança de humor

O parto pode desencadear um turbilhão de emoções intensas. Muitas novas mães passam por períodos de baixo humor ou ansiedade, às vezes chamados de baby blues. Os sintomas incluem alterações de humor, choro, ansiedade e dificuldade para dormir. O baby blues geralmente desaparece dentro de duas semanas. Enquanto isso, cuide-se. Compartilhe seus sentimentos e peça ajuda ao seu parceiro, família ou amigos.

Se você sentir mudanças de humor severas, perda de apetite, fadiga extrema e falta de prazer na vida imediatamente após o parto, você pode ter depressão pós-parto. Se você acha que pode estar sofrendo de depressão, especialmente se seus sintomas não desaparecem por conta própria, se você está tendo problemas para cuidar de seu bebê ou fazer tarefas diárias, ou se você pensa em machucar a si mesmo ou a seu bebê, entre em contato com seu médico.

Perder peso

Após o parto, você ainda pode parecer grávida. Isto é normal. A maioria das mulheres perde 3 quilos durante o trabalho de parto, incluindo o peso do bebê, da placenta e do líquido amniótico. Nos dias após o parto, você perderá os quilos extras do líquido restante. Depois, uma dieta saudável e exercícios regulares podem ajudá-la a recuperar gradualmente o peso anterior à gravidez.

Check-up pós-parto

Especialista em Obstetrícia - São Paulo  e´recomenda que os cuidados pós-parto sejam um processo contínuo, não apenas uma visita pós-parto. Entre em contato com seu médico nas primeiras três semanas após o parto. Dentro de 12 semanas após o parto, consulte o seu médico para uma avaliação pós-parto completa.

Durante esta consulta, seu médico verificará sua saúde emocional e emocional, discutirá contracepção e espaçamento do parto e revisará as informações sobre cuidados e alimentação do bebê. Seu médico também falará sobre seus hábitos de sono e problemas relacionados à fadiga e fará um exame físico. Isso pode incluir a verificação de seu abdômen, vagina, colo do útero e útero para garantir que você esteja se recuperando bem. Este é um bom momento para falar sobre quaisquer preocupações que você possa ter, incluindo retomar a atividade sexual e como você está se adaptando à vida com seu novo bebê.