Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Se você acabou de descobrir que está grávida, uma das primeiras perguntas que você vai se fazer é: em que semana de gravidez estou? Além de saber a data prevista para o parto, que é tão importante, saber quantas semanas você está grávida irá ajudá-la a seguir melhor as etapas importantes da sua gravidez. Uma calculadora gestacional é uma boa opção.

Para ajudar você a entender mais sobre a calculadora gestacional, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como posso calcular meu número de semanas de gravidez e minha data prevista para o parto?

Se você sabe a data do primeiro dia da sua última menstruação, ou a data da concepção, o método mais fácil de obter um cálculo estimado das suas semanas de gravidez é usar a calculadora gestacional.

Contudo, lembre-se de que seu profissional de saúde poderá lhe dar uma resposta mais precisa na sua primeira consulta de pré-natal.

Existem diferentes métodos para determinar sua data prevista de parto e avaliar em qual semana de gravidez você está.

Amenorreia

A gravidez geralmente dura cerca de 41 semanas a partir do primeiro dia da sua última menstruação.

Como resultado, o número de semanas decorridas desde então determina em qual semana de gravidez você está. Para calcular sua data de parto esperada, aguarde 287 dias (41 semanas) a partir do primeiro dia da sua última menstruação.

Data da concepção

Você provavelmente concebeu por volta do momento da sua ovulação, por volta do 14º dia do ciclo menstrual médio de 28 dias.

Se você sabe a data exata, aguarde 273 dias (39 semanas) para obter uma estimativa da data do parto esperada. Você também pode usar uma calculadora gestacional que fará o cálculo para você.

Ultrassom

Em algum momento durante a sua gravidez, você certamente fará um ultrassom. Isso permite que seu profissional de saúde monitore o crescimento do seu feto e outros estágios importantes de seu desenvolvimento.

Também permite o cálculo mais preciso do seu número de semanas de gravidez e da data de parto esperada. Este método é o mais confiável e é particularmente útil se você não sabe a data da sua última menstruação ou se seus ciclos menstruais não são regulares.

Ao calcular suas semanas de gravidez, você pode ser perturbado pelo fato de que o número de semanas de gravidez é diferente da idade gestacional do bebê.

Lembre-se, a concepção provavelmente ocorreu 14 dias após o início do seu último ciclo, enquanto sua gravidez é calculada a partir do início do mesmo ciclo, o que significa que há uma diferença de duas semanas.

Por exemplo, se você está grávida de seis semanas, a idade gestacional do seu bebê é de apenas quatro semanas.

O que é uma calculadora gestacional

O gestograma ou calculadora gestacional é um calendário de gestação. Serve para calcularmos as semanas de gravidez.

No consultório do médico, a mulher diz qual é a data de sua última menstruação e, com ela, calculamos quantas semanas ela está grávida.

Então, com este calendário simples e muito útil, seu ginecologista com a ajuda do ultrassom pode verificar se o seu bebê cresce corretamente e que as medidas que ele possui (fêmur e circunferência craniana, entre outras) correspondem à sua idade gestacional.

Além disso, calcula a data do parto provável. Esse fato é de suma importância, pois se o bebê após 41 semanas de gestação não nascer, o médico provavelmente considerará a possibilidade de causar o parto, já que a placenta tem data de expiração e, a partir daí, pode parar de funcionar corretamente e não alimentar o bebê bem.

Também relata o peso estimado do bebê. Se por ultrassom o médico considerar que não atinge os parâmetros mínimos, ele realizará um exame completo da placenta no ultrassom e é possível que seja feito um Doppler para ver se o feto recebe através do cordão umbilical todos os nutrientes necessários.

Minha data de parto prevista pode mudar?

Durante suas consultas de pré-natal, seu profissional de saúde verificará quantas semanas de gravidez você tem. Não se surpreenda, no entanto, se o seu profissional de saúde lhe der uma data de parto esperada ligeiramente diferente da que você calculou.

Além disso, a maioria dos bebês não nasce exatamente na data prevista. Cada gravidez é única, e apenas uma pequena porcentagem de bebês nasce exatamente na data agendada.

Em geral, os bebês nascem entre as semanas 37 e 41, e é perfeitamente normal que seu bebê chegue a qualquer momento durante esse período.

Se o seu bebê nascer prematuro, o seu médico poderá aconselhá-la sobre quaisquer cuidados adicionais que o seu bebê possa precisar.

Por outro lado, se o seu bebê ainda não nascer no final da 41a semana, o seu médico pode sugerir o desencadeamento do trabalho de parto para causar um parto induzido ou ele pode discutir com você um parto cesáreo.

Por que é tão importante saber as semanas e dias da gravidez?

As mudanças que ocorrem no desenvolvimento do bebê são muito bem estudadas, por isso é importante saber a semana em que estamos.

Saber quantas semanas você está grávida não servirá apenas ao seu médico. Você poderá saber como seu bebê se desenvolve e se os sintomas da gravidez que você experimenta são normais ou não.

Se, por exemplo, ao apontar a data da sua última menstruação, a calculadora gestacional informar que você está grávida de 16 semanas e ainda tem vômito, é aconselhável informar ao seu médico, já que esse sintoma é frequente até a 12a semana.

Como transformar semanas em meses de gravidez?

Existem várias possibilidades para isso. Mas aqui, está uma pequena tabela que pode lhe ajudar nisso:

Semanas

                                                   Meses

1 a 4 semanas----------------------------1º mês de gravidez


5 a 8 semanas---------------------------- 2º mês de gravidez
9 a 13 semanas-------------------------- 3º mês de gravidez
14 a 17 semanas------------------------ 4º mês de gravidez
18 a 22 semanas------------------------ 5º mês de gravidez
23 a 27 semanas------------------------ 6º mês de gravidez
28 a 31 semanas------------------------ 7º mês de gravidez
32 a 35 semanas----------------------- 8º mês de gravidez
36 a 40 semanas---------------------- 9º mês de gravidez

Por que o ginecologista mudou a data da minha última menstruação?


Às vezes depois de realizar o ultrassom do primeiro trimestre, o ginecologista nos diz que temos que alterar a data da nossa última menstruação, mesmo que tenhamos total certeza disso.

Isso se deve a um descompasso no desenvolvimento do embrião, não porque o bebê não esteja se desenvolvendo corretamente (os embriões nas primeiras semanas de gravidez se desenvolvem de uma maneira muito bem estudada), mas porque o desenvolvimento é de acordo com uma semana diferente daquela que, em teoria, nos encontramos.

A razão é que a ovulação pode não ter ocorrido no dia 14 do ciclo, pode ter sido avançada ou atrasada e a fertilização, portanto, a gravidez também pode ter ocorrido em uma data diferente daquela que corresponderia à data da nossa última menstruarão e é necessário alterá-la para fazer uma data exata da gravidez.

Isso é muito comum em mulheres com ciclos irregulares ou ciclos mais longos ou mais curtos do que o habitual.

Você deve estar se perguntando: “Se eu tiver ciclos muito irregulares, curtos ou longos, como calcular corretamente minhas semanas de gravidez?” Uma vez realizado o primeiro ultrassom, seu ginecologista informará a data da menstruação e o período que corresponde ao desenvolvimento da gravidez naquele momento.

Como seu bebê está se desenvolvendo?

O primeiro trimestre

A gravidez é calculada pelos médicos em ciclos mensais, por isso começa aritmeticamente no primeiro dia da última menstruarão, ou seja, antes da data efetiva da concepção. Durante a fecundação, o óvulo e o espermatozoide se fundem e depois nidificam no útero.

A partir do óvulo fertilizado, um embrião chamado feto se desenvolve a partir da 9a semana de gravidez.

Nas primeiras semanas, o coração, pulmões, fígado, medula espinhal, cabeça e membros se desenvolvem. No final do primeiro trimestre, a placenta e o cordão umbilical completam seu desenvolvimento.

O segundo trimestre

Durante o segundo trimestre, seu filho cresce consideravelmente e seu peso aumenta cada vez mais. É durante este trimestre que você sente seu bebê se movendo pela primeira vez.

Cada semana do segundo trimestre é acompanhada por uma novidade: seu bebê começa a engolir, as características de seu rosto se desenvolvem e seus olhos e ouvidos tomam sua forma final.

No final do segundo trimestre, você pode ouvir o batimento cardíaco do seu filho usando um estetoscópio. Seu bebê está começando a ter um ritmo de sono-vigília e seus ouvidos agora estão suficientemente desenvolvidos para ouvir.

O terceiro trimestre

Durante o terceiro trimestre da gravidez, a altura e o peso do seu filho aumentam consideravelmente. Devido à falta de espaço, ele rola em uma posição embrionária.

No início do oitavo mês, o desenvolvimento de seu cérebro, sistema nervoso e órgãos estão amplamente concluídos. Todos os órgãos sensoriais funcionam - seu bebê pode tocar, ver, ouvir, cheirar e saborear. Ao nascer, as funções se diferenciarão ainda mais.

A partir da semana 36, o feto adota sua posição de parto. Enquanto isso, seu bebê armazena reservas de gordura que mais tarde serão usadas para regular sua temperatura, e ele continua a ganhar peso.

Gostou de saber mais sobre a calculadora gestacional? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!