Como reagir a essa pandemia de forma inteligente e segura

Quando você está grávida do primeiro filho, a ideia de ter um bebê pode ser um conceito vago, como embarcar em uma viagem pelo país sem mapa. Para muitas mães de primeira viagem, é fácil se preocupar ou temer o parto porque pode ser difícil saber exatamente o que esperar. 

Quando uma experiência é frequentemente descrita como "transformadora", pode ser difícil defini-la realmente. Por isso, a qui esta as perguntas mais frequentes que encontramos.

O que saber sobre o primeiro parto: conselhos de mães reais

1. Hemorragia pós-parto

A maioria das mulheres sangra por cerca de seis semanas após o parto. Como todos sabemos, os lóquios começam como um período pesado.

Depois de alguns dias, a quantidade e a cor do sangramento vão clarear, depois ficam rosa, depois amarelas, depois brancas e finalmente transparentes. Os prazos variam de pessoa para pessoa. Você também pode ter alguns pequenos coágulos sanguíneos, especialmente se você se levantar depois de ficar sentado ou deitado por muito tempo.

Quando ligar para o seu médico: Se você tiver vários coágulos sanguíneos ou um coágulo do tamanho de uma bola de golfe, ou se encher o absorvente com sangue em uma ou duas horas, ligue para o seu  médico imediatamente (ligar às 2 da manhã é perfeitamente razoável).

2. Cada nascimento é diferente

Você pode descobrir que costuma ouvir as histórias de nascimento de outras pessoas. É ótimo, desde que você o ache útil e inspirador. Mas se você está estressado ouvindo ou ouvindo coisas que o preocupam, você pode pedir às pessoas que salvem suas histórias até que seu bebê nasça. Cada nascimento é único, então tente se concentrar na história que você deseja.

3. Sua enfermeira = seu herói

Se você deu à luz em um hospital, é provável que seu médico  cuide de várias pessoas ao mesmo tempo. Portanto, embora eles devam verificar você com frequência, é provável que eles não estejam lá para você na maior parte do seu trabalho. Sua enfermeira, por outro lado, provavelmente cuidará apenas de você, então eles estarão com você durante mais do seu trabalho de parto.

4. Como foi a coroação

"Quero saber como é ter um bebê antes de nascer e talvez como lidar com isso." 

Durante o empurrão, o momento em que você finalmente começa a ver a cabeça do bebê é chamado de coroação. Geralmente dura pelo menos algumas contrações, e muitas mulheres a descrevem como uma sensação desagradável de queimação.

Aqui estão algumas coisas para saber:

  • A sensação de queimação é, na verdade, sua pele se esticando naturalmente ao redor da cabeça do bebê. Está fazendo o que deveria fazer. Portanto, embora isso possa não parecer incrível, tente se confortar sabendo que isso é muito normal (e acabará em breve).
  • Quando o bebê estiver coroando, em vez de grandes e longos empurrões, mude para empurrões curtos e suaves (e muita respiração). Isso ajudará o bebê a sair e dará ao períneo (a pele do lado de fora da vagina) tempo para se esticar.

5. Cólicas pós-parto

Após o nascimento, seu útero começará a encolher para o tamanho anterior à gravidez.

Ele faz isso com contrações ou espasmos (bônus: também ajuda a parar o sangramento).

Essa cólica pode ser especialmente intensa durante a amamentação: quando você amamenta, seu corpo libera um hormônio chamado oxitocina, que causa contrações. Portanto, embora possa ser desconfortável, lembre-se de que serve a um propósito e pode ajudá-lo a se recuperar!

A boa notícia é que isso dura apenas cerca de três a cinco dias. Converse com seu médico sobre tomar anti-inflamatórios nos primeiros dias de vida para ajudar nesse desconforto.

PS Durante os primeiros dias após o parto, sua equipe de saúde solicitará que você faça compressões regulares na parte inferior do abdômen. Eles estão verificando se seu útero está forte e saudável. Pode haver algum desconforto, mas isso é apenas temporário.

6. Lembre-se de planejar para você

Você está prestes a dar as boas-vindas a uma nova vida no mundo, então é claro que você quer ter certeza de que tudo está perfeito para eles.

Mas lembre-se: você é quem está criando (e logo dando à luz) este novo pequenino. Considere dar a si mesmo um tempo sério de cura: descanse, coma bem e alimente-se. E grande... ajuda por favor!

Veja se você pode ter alguém de plantão para ajudá-la durante o primeiro mês após o parto. Você pode até enviar a eles uma lista de sugestões sobre como ajudar as novas mamães.

7. Você vai ter barriga por um tempo

Demora um pouco para o útero voltar ao tamanho anterior à gravidez. Seu corpo passou (e continuará passando) por grandes mudanças. Você provavelmente ficará mais confortável em roupas de maternidade pelo menos no primeiro mês após o parto (ou mais, estamos brincando).

Seja bom para si mesmo. esqueça de voltar. Lembre-se, você acabou de ter um bebê.